Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

DestaquesSociedade

Campanha incentiva o descarte correto de resíduos sólidos

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos, especialmente o plástico, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lança, em parceria com a Coca-Cola Brasil, uma série de vídeos com temas voltados à educação ambiental. A campanha de conscientização ocorre durante o movimento “Julho sem Plástico”, que visa diminuir consideravelmente o uso de materiais plásticos presentes no dia a dia.

Os vídeos foram produzidos dentro do projeto ‘Plástico Zero nos Igarapés de Manaus’, iniciativa realizada pela FAS e a Coca-Cola Brasil para reduzir a poluição por resíduos plásticos nos cursos d’água da capital amazonense. Para a supervisora da coordenadoria de Cidades Sustentáveis, do Programa de Soluções Inovadoras da FAS, Cristine Rescarolli, o material servirá de ferramenta para promover uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente na comunidade.

“Os vídeos apresentam meios de mudança que conduzirão as melhores atitudes e comportamentos adequados relacionados ao meio ambiente. Isso vai contribuir para a prevenção e a minimização dos potenciais impactos ambientais e sociais decorrentes do descarte incorreto do plástico. Vamos gerar conhecimento de forma leve e lúdica, fomentando a discussão em torno da sustentabilidade e conservação dos recursos naturais, formando cidadãos conscientes, gerando sensibilização do público de todas as idades para o descarte correto dos resíduos”, afirma Cristine.

Para o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, projetos como esses são essenciais para a sensibilização social e integram uma frente ainda maior da Coca-Cola Brasil por um Mundo Sem Resíduos. “Nosso histórico de atuação no Amazonas contempla projetos reconhecidos e parcerias que impactam e promovem o desenvolvimento da região, entre eles, ações de retirada de plástico dos igarapés e as iniciativas de educação ambiental. São esforços que vão desde projetos de apoio às cooperativas de catadores até programas de grande escala que promovem a economia circular”, destaca. 

O diretor lembra, ainda, que há uma década a Coca-Cola Brasil é parceira da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). “Os esforços da Coca-Cola Brasil estão voltados para o desenvolvimento econômico e socioambiental das comunidades. São ações como essa que colaboram com a proteção ambiental e com o desenvolvimento econômico e social do estado”, reforça.  

Os vídeos

Ao todo, são cinco vídeos lançados pela FAS. O primeiro apresenta o diagnóstico produzido pela instituição sobre a gestão de resíduos sólidos nas áreas do Porto Manaus Moderna e Marina do Davi. O segundo vídeo destaca as ações de limpeza em igarapés, realizadas com o apoio dos grupos Remada Ambiental e Igarapés Limpos. Em 2021, o projeto ‘Plástico Zero’ recolheu 7,5 toneladas de resíduos na orla da Marina do Davi e na foz do igarapé do Gigante.

O terceiro vídeo aborda os temas da cartilha ‘Coleta seletiva: vamos salvar o planeta?’, que traz propostas de ensino que visam a conservação do meio ambiente e atividades que podem ser feitas e aplicadas em escolas. O quarto vídeo introduz soluções inovadoras para lidar com o plástico pós-consumo, assim como geração de renda a partir desse resíduo.

Por fim, o quinto vídeo apresenta o projeto Manaus Circular, resultado do mapeamento das soluções inovadoras para gestão de resíduos. A proposta da FAS é instalar um Sistema Integrado para Coleta e Transformação de Plástico, com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a destinação do plástico coletado como matéria-prima para geração de renda.

Os vídeos podem ser acessados nos canais oficiais da FAS no Instagram e Youtube.

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

O primeiro vídeo já está sendo divulgado no canal da FAS no YuoTube e nas redes sociais: https://www.instagram.com/tv/CgcxlRllWZr/?utm_source=ig_web_copy_link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *