DestaquesDia a Dia

AM mobiliza municípios pela educação e saúde de crianças

Os 55 municípios amazonenses que estão no Selo UNICEF, edição 2021-2024, participam nesta sexta-feira, 12/08, em Manaus, do “Encontro de Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF – políticas públicas para crianças e adolescentes”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF no Amazonas e ainda nos estados do Acre, Roraima e Rondônia. O evento acontece das 8h às 17h, na Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dalison (CETAM), localizado na rua Brasília, S/N, bairro São Jorge, Manaus/AM.

No encontro, as equipes municipais poderão se aprofundar em estudos de caso e tirar dúvidas sobre estratégias compartilhadas pelo UNICEF para identificar e levar de volta à escola estudantes que estejam fora ou em risco de evadir, como a Busca Ativa Escolar e o Trajetórias de Sucesso Escolar. Além de temáticas vinculadas à educação, serão abordadas a importância da busca ativa vacinal, do desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências, entre outros.

“Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo UNICEF que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição. Neste evento, especialistas do UNICEF, parceiros e a gestão municipal estarão juntos para, além de lutar por uma educação de qualidade, também discutir sobre os serviços básicos ofertados desde a concepção até os seis anos de idade, que atendam às necessidades de desenvolvimento integral de todas as crianças, especialmente as mais vulneráveis, de maneira intersetorial e prevista nos Planos Municipais pela Primeira Infância e alinhados ao Plano Nacional pela Primeira Infância”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

“Esse encontro é de suma importância para fortalecer as políticas públicas voltadas para a educação e proteção que os municípios participantes do Selo UNICEF desenvolvem com crianças e adolescentes. É fundamental que os gestores municipais junto às comissões de educação, saúde e assistência social trabalhem de forma intersetorial e o Governo do Amazonas, que também já é parceiro do UNICEF, permanece à disposição para realizar as ações necessárias para que todos os municípios possam avançar com essas políticas para meninas e meninos”, destacou Tiago Monteiro de Paiva, subchefe do Gabinete Pessoal do Governador.

“Esses encontros trazem a consolidação das equipes intersetoriais para os municípios e com isso registramos a entrada de mais adesos e o comprometimento de todos os envolvidos. Com isso, há o fortalecimento da intersetorialidade, como educação, saúde e assistência social, que são fundamentais para atender os alunos de uma forma integral, pois é primordial para que crianças e adolescentes consigam ter acesso à educação com qualidade garantido”, declara Maysa Amorim, Secretária Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Seccional Amazonas.

“Estava ansiosa por esse encontro, pois vem para fortalecer ainda mais o nosso município a alcançar o sonhado Selo UNICEF. Também porque temos diversos desafios, no qual um deles é não deixar nenhuma criança fora da escola e principalmente mantê-las no espaço escolar, sendo que estão em vulnerabilidade social causado pelo impacto da pandemia e na maioria das vezes seus familiares tendem a se mudar para mais lugares rurais longínquos com difícil acesso às escolas. E é gratificante perceber o quanto o UNICEF e a Visão Mundial têm se empenhado para não deixar nenhum município com dúvidas ou desassistidos”, destaca Roziney Santos, articuladora do Selo UNICEF no município de Boa Vista do Ramos.

“Esse encontro é de grande valia, pois iremos adquirir mais conhecimentos para trabalhar a Busca Ativa Escolar dentro do nosso município, como manusear a plataforma, além de podermos trilhar caminhos para realizar ações efetivas da estratégia. Com certeza, com esses aprendizados, iremos melhorar a educação das nossas crianças e realizar as metas que o município tem para alcançar o Selo UNICEF”, compartilha Aline Vieira, coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar no município de Parintins.

O encontro do Amazonas faz parte de uma série de 29 encontros da Educação, que serão realizados pelo UNICEF e parceiros técnicos, entre 21 de julho e 30 de agosto, em 18 estados para fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar, assim como garantir a aprendizagem. As oficinas acontecerão em polos por estado, reunindo os municípios que participam do Selo UNICEF. Confira a agenda completa dos “encontros da Educação no Selo UNICEF em https://selounicef.org.br/

Exclusão – O Brasil vinha avançando, lentamente, no acesso de crianças e adolescentes à escola nos últimos anos. Mas a pandemia de covid-19 trouxe uma regressão de duas décadas. Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil de acordo com estudos lançados pelo UNICEF. A pesquisa indicou que quase 1,5 milhão de estudantes não frequentavam a escola (remota ou presencialmente) e outros 3,7 milhões que estavam matriculados, não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa.

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da iniciativa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Mais informações:
Elizabeth da Costa Cavalcante – Oficial de Comunicação
(92) 981733114 (WhatsApp)/ eldacosta@unicef.org

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *