Caixão da rainha Elizabeth 2ª chega ao Castelo de Windsor, ponto final do funeral
O caixão da rainha Elizabeth 2ª chegou ao Castelo de Windsor, ponto final do funeral da monarca, por volta das 15h06 (11h06 em Brasília) nesta segunda-feira (19).
Uma multidão de súditos se reúne para acompanhar o cortejo fúnebre pelo “London Walk”, caminho entre os castelo e a Capela de São Jorge, onde será realizado um serviço religioso com 800 convidados, incluindo funcionários da falecida rainha.
Lá, coroa, orbe e cetro serão removidos do caixão e colocados no altar. O oficial de mais alto escalão da casa real, o Lorde Chamberlain irá tirar sua “regra de comando” e a colocará sobre o caixão, simbolizando o fim do reinado de Elizabeth 2ª.
Mais tarde, em uma última cerimónia privada, às 19h30 no horário local (15h30 em Brasília) reservada aos familiares mais próximos, a rainha será enterrada no “Memorial Jorge 6º”. Os restos mortais de seu marido, o príncipe Philip, serão enterrados ao lado dela, removendo-os da cripta real, onde estão desde sua morte em abril de 2021, com quase 100 anos.
Multidão nas ruas
Na véspera do funeral, o Palácio de Buckingham divulgou uma foto inédita de Elizabeth 2ª, muito sorridente, feita para o “jubileu de platina” em junho.