Abertura do Barezão emociona torcedores e FAF faz história
Mulheres, crianças, indígenas, toadas de boi, hino nacional no violino e homenagem ao Rei do futebol Pelé marcaram a abertura da 107ª edição do Campeonato Amazonense de Futebol, que ocorreu na noite do último sábado (28), na Arena da Amazônia. Logo após a cerimônia, Nacional e Rio Negro se enfrentaram, pelo clássico Rio-Nal, e ficaram no empate de 1 a 1.
Reafirmando o significado da “A floresta é a bola da vez”, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) trouxe a cultura, a arte e o esporte em uma noite inesquecível para o torcedor amazonense. A faixa com o slogan da Federação foi levada ao gramado por mulheres indígenas. A arbitragem e a imprensa local usaram uniforme na cor rosa, representando a valorização das mulheres e mostrando a gestão inclusiva da instituição.
“Nós estamos fazendo história e quem provou isso foram as pessoas ali presentes. É muito gratificante relembrar ao torcedor, ao apaixonado pelo futebol amazonense, a grandeza do que é nosso. O sentimento é de pertencimento, de respeito por todos, pelas mulheres, crianças, cultura local e, claro, o nosso futebol. Voltamos e esse é somente o início do trabalho”, garantiu o presidente da FAF, Ednailson Rozenha.
Ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, a cultura e o esporte tornaram a noite memorável na abertura do Barezão 2023. O evento contou com a apresentação do grupo de dança Art Factory que deu início na cerimônia. O cantor David Assayag e itens do dos bois, Garantido e Caprichoso, embalaram as arquibancadas no “dois pra lá e dois pra cá”. Um dos momentos mais esperados e que levou muitos dos presentes na Arena da Amazônia às lágrimas foi a execução do hino nacional brasileiro no violino, pela artista DJ Ká Seixas e cantado por Márcia Siqueira.
“Fiquei muito feliz com o convite. Foi uma honra fazer parte de um momento tão importante, como é o clássico Rio-Nal e abrindo a o Barezão 2023. Foi uma noite incrível e linda. Tenho certeza que estamos testemunhando uma nova era para o futebol amazonense”, declarou a cantora, Márcia Siqueira.
E, para abrilhantar ainda mais o espetáculo, a primeira disputa do Campeonato Amazonense 2023 foi entre Nacional e Rio Negro, que fazem o centenário clássico Rio-Nal. O duelo terminou no empate de 1 a 1, com gols de Léo Aquino para o Leão da Vila Municipal e Vitinho que descontou para Galo da Praça da Saudade.
“O jogo do Rio-Nal sempre foi esperado, mas admito que a cerimônia de abertura também gerou muita expectativa. Gostei demais da organização do evento, tudo bem identificado, exposição da nova marca e slogan da Federação. Todos estão de parabéns, principalmente pela iniciativa de colocar uma mulher para informar os dados dos jogos. Esse início nos deixou emocionados e empolgados. Esperamos que não apenas continue, mas que também possam evoluir. Desejo todo sucesso para a Federação, para os clubes e aproveito para pedir aos torcedores que prestigie nosso futebol. Precisamos fazer a nossa parte”, destacou o torcedor, Leonardo Neves.