Agricultores do Amazonas recebem apoio do Super Nova Era para escoar a produção
Os agricultores plantam frutas, legumes e verduras e fornecem para o Nova Era comercializar nas 10 unidades da rede de Manaus. Por mês, são mais de 39 toneladas de alimentos frescos, comprados direto do produtor. Segundo a compradora do Nova Era, Jocelene dos Anjos, para o agricultor esse suporte é de extrema importância, porque contribui com o escoamento da produção e garante a venda sem a necessidade de atravessadores. “Dessa maneira, as famílias que vivem da agricultura conseguem ter uma margem de lucro muito maior”, destacou.
Ela explica que a iniciativa do Nova Era abrange três frentes: estímulo ao empoderamento dos produtores, assistência técnica e acesso a uma cadeia de preços justos. “Uma grande dificuldade do produtor rural é a logística. Por isso, o Nova Era disponibiliza semanalmente caminhões do grupo, para coletar a produção e levar direto para as unidades”, relatou.
Fazem parte do projeto, produtores de municípios como Manacapuru, Rio preto da Eva, Manaus, Iranduba, e Careiro da Varzea. “Com essa iniciativa, o Nova Era contribui com a geração de renda das famílias, incentiva a economia da região e a transformação social dessas comunidades. Além disso, os clientes têm acesso a produtos de alta qualidade, frescos e plantados no próprio Amazonas. No estado, o agricultor cultiva desde o abacaxi, maracujá, berinjela, quiabo, pepino, entre outras plantações”, frisou.
Ronaldo Pereira da Costa, agricultor da comunidade do Arapapá, em Manacapuru, é um dos fornecedores do Nova Era. Ele diz que vem de uma família de produtores rurais e que o trabalho com a terra é o que sustenta a todos eles, desde sempre. De acordo com ele, antes da parceria com o Nova Era era bem complicado escoar os produtos. “Normalmente, era necessário ter um atravessador ou em alguns casos ir até a feira da Manaus Moderna, em Manaus, para oferecer a mercadoria. O gasto era maior e o nosso lucro era muito pequeno. Hoje, 100% do que é plantado, é vendido para o Nova Era. Duas vezes por semana o caminhão vem buscar”.
Na produção, Ronaldo mantém as cinco pessoas da família trabalhando, além de mais um funcionário. “Quando há necessidade, principalmente no período de plantio, contratamos mais duas ou três pessoas. A plantação é bem variada, depende do período do ano, mas nós normalmente trabalhamos com pepino, quiabo, berinjela e maracujá”.
Outro produtor que há quatro anos fornece para o Grupo Nova Era é Victor Savino. Ele conta que há cinco anos o pai decidiu investir no agronegócio e toda a família se envolveu. “O Grupo Nova Era se tornou parceiro do nosso negócio praticamente desde quando iniciamos. Hoje, 100% da produção de alface crespa vai para as unidades do superatacado e também do Pátio Gourmet. Somos muito gratos pela parceria que beneficia não só a minha família como também as de outras cinco pessoas que trabalham diretamente conosco”, disse.
Com informações da assessoria