Amazonas registra 13 mortes por covid-19 e aumento de casos em 2025
Segundo o informe, os casos de covid-19 apresentaram um aumento de 33,1% em apenas um mês
O estado do Amazonas registrou 13 mortes em decorrência da Covid-19 nos primeiros três meses de 2025, de acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do estado.
Segundo o informe, os casos de covid-19 apresentaram um aumento de 33,1% em apenas um mês. Em fevereiro, foram registrados 97 casos, enquanto em março esse número subiu para 133. Apesar desse aumento, a covid-19 ocupa o terceiro lugar no ranking de doenças causadas por vírus respiratórios, representando 10% dos casos.
A faixa etária mais afetada pelos vírus respiratórios são os idosos com 60 anos ou mais, seguidos por crianças menores de um ano.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que a rede de assistência hospitalar desenvolve estratégias essenciais no controle de SRAG. Entre as ações executadas estão triagem de sintomáticos respiratórios, testagem rápida para diagnóstico de Covid-19, exames laboratoriais para identificação de outros vírus, exames de imagem e tratamento, conforme o quadro clínico do paciente.
A SES-AM reforça a importância de, no início dos sintomas gripais, beber bastante água, para se manter hidratado; usar máscara e buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Em casos mais graves, buscar atendimento hospitalar. A SES-AM conta com 17 unidades de referência para atender a população, com equipes capacitadas para prestar total assistência.
A vacina contra Covid-19 e Influenza é distribuída para todo o Amazonas e é recomendada para o público elegível, sendo uma medida importante para a redução da transmissão e a prevenção de complicações graves das doenças.