Amom questiona alternativa à Zona Franca e fica sem resposta, diz Veja
O jornalista Robson Ronin, da Coluna Radar,da Revista Veja, disse nesta quinta-feira (09/02), que o deputado Amom Mandel (Cidadania – AM) provocou ontem o secretário especial da Reforma Tributária, Bernard Appy, vinculado ao Ministério da Fazenda, sobre o impacto da proposta nos empregos do Amazonas. O parlamentar quer saber se o governo considera uma alternativa à geração de renda proporcionada pela Zona Franca de Manaus.
A ideia de Appy é uniformizar a tributação sobre a produção e o consumo e acabar com subsídios e regimes especiais, como o da Zona Franca.
Mandel questionou o secretário em evento da série “Brasil em Debate”, promovido pelo movimento RenovaBR. “Ele estava praticamente dando fim a ZFM e aí a minha pergunta iniciou da seguinte forma: ‘eu quero saber se você tem autorização para contradizer o Presidente da República e o vice-presidente?’, porque o Lula assumiu um compromisso de campanha de não mexer com a Zona Franca de Manaus”, disse o deputado, que relatou à coluna que Geraldo Alckmin reforçou nesta semana o compromisso com a ZFM em uma reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.
O deputado escutou que o governo tem uma alternativa, sem saber qual seria a nova possibilidade. Depois da palestra, o parlamentar abordou novamente o secretário.
Ele me respondeu que não, ele não tem autorização para contradizer o presidente, mas que o que ele estava dizendo não era uma aberração porque de fato eles têm uma preocupação com a Zona Franca de Manaus, e que eles tinham uma alternativa, mas ele não me falou qual era essa alternativa”, contou Mandel.
Leia a matéria completa no Radar.