Amazonas

Artista parintinense Juarez Lima morre aos 58 anos, na Áustria

O artista teve morte cerebral confirmada, no hospital de Sankt Pölten, após sofrer um AVC

O renomado artista parintinense Juarez Lima, de 58 anos, morreu nesta sexta-feira (22), em Sankt Pölten, na Áustria. Ele estava internado em estado grave após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na terça-feira (19).

O Boi Caprichoso publicou nota de pesar nas redes sociais lamentando o falecimento de Juarez, que foi o primeiro grande artista de alegorias do bumbá.

“O boi Caprichoso lamenta profundamente a partida de Juarez Lima, um dos maiores nomes da arte parintinense. Juarez foi um mestre que produziu e formou gerações de artistas, entre eles Rossy Amoedo, atual presidente do boi negro de Parintins. Marcou momentos importantes com alegorias como a Mãe Natureza, Ayma Sunhé, Serpente Dinahí, a Lendária Boitátá entre tantas outras”, diz trecho da nota.

Os familiares autorizaram a doação de órgãos de Juarez Lima. O corpo será transportado para Manaus e em seguida para Parintins, onde será sepultado no Cemitério Municipal São José.

Trajetória
O artista plástico atuava em uma agenda de trabalhos culturais no país europeu. Juarez Lima é reconhecido pela contribuição aos bumbás Caprichoso e Garantido, ao Festival Folclórico de Parintins, pela dedicação à padroeira Nossa Senhora do Carmo e por ser um dos pioneiros a levar a arte de Parintins aos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *