‘Carreta da Defensoria’ é inaugurada com mutirão de atendimentos na Zona Leste
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou a “Carreta da Defensoria”, ao lado do shopping Phelippe Daou (Shopping T4), na zona Leste, nesta segunda-feira (16). Durante todo o dia, centenas de pessoas compareceram ao local em busca de auxílio jurídico. Os atendimentos seguem até amanhã (17), das 8h às 17h.
Ao lado de autoridades, o defensor público-geral, Ricardo Paiva, afirmou que a carreta foi feita para servir a população e tornar a DPE cada vez mais próxima dos assistidos. “Nós estamos aqui para prestar um serviço de qualidade. Que a nossa carreta represente mais cidadania, acesso à justiça e resolutividade na vida de todos os amazonenses”, afirmou.
De acordo com o coordenador do programa Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano, o projeto visa estar mais perto da população de baixa renda, como é o caso do peixeiro José Gama Azevedo, 21. Ele ficou sabendo da ação e chegou ao local bem cedo, para resolver a questão de pensão alimentícia do filho de dois anos.
Próximos passos
A carreta da Defensoria conta com 10 guichês de atendimentos simultâneos. Nela, o assistido não precisa realizar o agendamento prévio pelo 129, mas o atendimento acontece por ordem de chegada, das 8h às 17h. As atividades vão seguir até esta terça-feira (17), podendo ser estendido conforme a demanda.
Ainda de acordo com o defensor Danilo Germano, os atendimentos realizados na carreta, no shopping Phelippe Daou, vão servir como termômetro para iniciar um cronograma de atendimentos em outras área da capital e da Região Metropolitana.
Sobre a carreta
Com 15 metros de comprimento e aproximadamente 60 metros quadrados de área útil, a unidade móvel é climatizada e possui acessibilidade, com elevador para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, banheiro com barras de apoio para cadeirantes e alarme de emergência audiovisual. Internamente, o veículo conta com ampla estrutura, podendo ser utilizado com 10 estações de atendimento; sala de espera para 12 pessoas; sala privativa de audiência/conciliação; e internet.