Casamento simulado acontece em Manaus, para tirar dúvidas da população
No mês que antecede o mês da noivas, quem desejar acompanhar, conhecer e tirar dúvidas quanto ao que ocorre numa cerimônia de casamento, pode comparecer a Faculdade Estácio, nos dia 10 (nesta segunda-feira) e 11 (próxima terça feira), a partir das 9h, para acompanhar a primeira edição do Casamento Simulado, realizado sob o comando da Profa. Thandra Sena e alunos, com apoio da Coordenação do curso. No primeiro dia, será realizada uma simulação de casamento entre solteiros e divorciados e no segundo dia, casamento nuncupativo (um dos nubentes no leito de morte) e casais homoafetivos.
Conforme a coordenadora do curso de Direito Dayla Ayres, a intenção é fazer com que a comunidade verifique como acontece um casamento civil de forma prática. “Na ocasião, vamos esclarecer dúvidas da população, quanto aos documentos necessários para casar-se no civil, tanto solteiros, como divorciados e casais homoafetivos que desejam reconhecer a união”, explica Dayla.
Profa. Thandra Sena, professora responsável pelo projeto e especialista em Direito de Família, argumenta que a expectativa para participação da comunidade é muito grande. “Nossa intenção é mostrar para a comunidade que a regularização de uma união traz benefícios e segurança jurídica ao novo casal que se forma perante a sociedade”, comenta.
“Percebemos que ainda há muitas dúvidas quanto a regularização de uma união. Muitas pessoas não sabem qual regime adotar, no momento em que se casam. Às vezes, se casam sob um regime que sequer sabem como funciona. E, no nosso primeiro Casamento Simulado vamos esclarecer na prática o rito e todas essas dúvidas da população: O que é o regime Comunhão Parcial de Bens? Comunhão Universal de Bens? Separação Universal de Bens?’, explica Dayla.
No momento, haverá um aluno que representará um juiz de paz e alunos que representarão funcionários do cartório de registro civil. Dessa forma, o casamento acontecerá similarmente ao que ocorre na vida real. “Acreditamos que pode ser uma excelente oportunidade para quem pensa em casar-se em breve, ou no mês das noivas, e que ainda tem dúvidas quanto ao regime que deve ser adotado, no momento do casamento”, sinalizou.
Com informações da assessoria