Amazonas

CNH Social: projeto já entregou 15,8 mil documentos no AM

Neste sábado (23), o Detran entrou 150 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) durante evento do Governo Presente

O governador Wilson Lima acompanhou, neste sábado (23/11), o início dos trabalhos da 18ª edição do programa Governo Presente, realizado no bairro Educandos, zona sul de Manaus. Entre os serviços, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou 150 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), totalizando 15,8 mil documentos viabilizados pelo projeto “CNH Social” em todo o estado.

“As pessoas que não têm condições de pagar as taxas, o custo, são beneficiadas. Estamos dando preferência para a primeira habilitação e a inclusão de categoria para a pessoa ter melhores condições de competir no mercado de trabalho, tanto na capital quanto no interior, onde há uma dificuldade maior de ter acesso a carteira de habilitação”, afirmou Wilson Lima.

A edição do Governo Presente mobilizou 46 secretarias e órgãos estaduais, com atendimentos de 8h às 14h em serviços de cidadania, saúde, fomento, lazer, assistência social, além de orientações sobre cadastro para emprego, direitos do consumidor, regularização fundiária, entre outros serviços.

De acordo com o governador, o objetivo do Governo Presente é promover a cidadania e levar mais dignidade à população, principalmente em áreas da capital mais distantes, descentralizando esses atendimentos. No Educandos, a meta é atingir 7 mil atendimentos em seis horas de atividades.

Uma das contempladas com a Carteira de Habilitação foi a dona de casa Érica Matos, de 41 anos. Ela falou da alegria de ter acesso ao documento pelo programa do Governo do Amazonas.

“Muito importante para mim, porque era um sonho meu aos 41 anos. Nunca pensei em ter uma CNH e hoje, eu consegui. Agradeço a Deus e ao governador porque esse projeto tem ajudado muitas pessoas”, disse Érica.

Balanço

Na última edição, realizada no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Zuleica Corrêa Lopes, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus, mais de 7,3 mil pessoas foram atendidas pelo Governo Presente. Em 2024 nove edições realizadas até o momento totalizaram mais de 80 mil atendimentos em todas as zonas da capital.

Dia D
Durante a 18ª edição, o governador Wilson Lima deu início à campanha do Dia D Contra a Dengue no Amazonas. A ação contará com diversas atividades voltadas a conscientização em relação à prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, entre exposições interativas e distribuição de material educativo.

Entre as ações realizadas pelo estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), está realizando a capacitação de servidores municipais de forma on-line e presencial, com foco na identificação e eliminação de criadouros, bem como ações de vacinação.

De 1º de janeiro a 31 de outubro de 2024, o Amazonas notificou 34.379 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 6.666 casos de dengue, 27 casos para Chikungunya e 74 casos para Zika.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *