DestaquesDia a Dia

Coletivo ‘Soul do Monte’ leva aulas de reforço escolar, artesanato, flauta e capoeira para moradores de comunidade no AM

A iniciativa é voltada para 80 crianças com idade entre 06 e 17 anos, e mães que moram na comunidade

É através da educação que realidades podem ser transformadas. No bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte de Manaus, o Coletivo Soul do Monte realiza até o final de novembro, cursos de reforço escolar, artesanato, flauta e capoeira, voltadas para 80 crianças com idade entre 06 e 17 anos, e mães que moram na comunidade. 

A iniciativa, que conta com o apoio do Instituto Nu, é realizada na sede do Coletivo, localizada na Rua Guarapuava, 73, Monte das Oliveiras. 

De acordo com Rojefferson Moraes, coordenador do Coletivo e agitador cultural, a educação popular e a educação comunitária são exemplos latentes de intervenções sociais. 

“O processo de educação não formal é importantíssimo para que o estudante possa não apenas absorver conteúdos teóricos, mas aprender, por meio de aulas práticas, de que forma ele pode aplicar o conhecimento obtido no seu dia a dia. Além de pensar a sociedade como um sujeito ativo, percebendo fragilidades e oportunidades dentro da comunidade”, enfatizou Rojefferson Moraes. 

Coletivo Soul do Monte 

Criado há três anos, o  Coletivo Soul do Monte, localizado no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, busca assegurar o acesso  à educação, lazer e esporte aos comunitários. 

O bairro nasceu da invasão de terrenos na década de 1980, liderada pela Irmã Helena Walcout, responsável também pela criação de outros oito bairros de Manaus, conhecidos pela violência e guerra do tráfico.

“Vivo no bairro desde a minha infância, acompanhei muitas histórias tristes e alegres, assim como conheço os moradores mais antigos, para mim é muito importante que a gente transforme o espaço em que vivemos em um lugar com mais dignidade”, finaliza Rojefferson. 

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *