AmazonasDestaques

Criada como ‘pet’, onça ‘Golias’ chega a Manaus e está sob os cuidados do Ibama

O filhote está no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) para ser reinserido na vida selvagem

O filhote de onça-pintada conhecido como “Golias” chegou a Manaus nessa quarta-feira (12/02). O animal, que era era criado como ‘pet’ por uma família em Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros da capital), está sob os cuidados da equipe do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), em Manaus.

O Ibama informou que recebeu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Antônio do Içá o pedido de resgate do animal de oito meses visto que a pasta não possui meios necessários para manter o animal sob os seus cuidados.

Inicialmente, o animal foi deslocado para o município de Tefé e em seguida para Manaus, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). Golias foi acompanhado por técnicos do Ibama, que também transportaram outras espécies, como macacos, que estavam sendo relocados. O filhote será reinserido na vida selvagem.

Conforme o Ibama, o Cetas conta com equipe especializada de servidores com formação na área da biologia e da veterinária. A unidade tem serviço médico-veterinário e contrato de tratadores de animais com atendimento diurno e noturno (24 horas), durante a semana toda (incluindo sábado e domingo).

“O Cetas do Ibama Amazonas possui ainda vigência de contrato de entrega de alimentos e de medicamentos que atendem às diversas espécies de animais silvestres que se encontram nas instalações do centro. Todos estes serviços e contratos consolidam o Ibama como local apropriado para o tratamento, triagem, reabilitação e destinação de qualquer espécie da fauna silvestre no estado do Amazonas, sendo referência no seguimento no país”, informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *