DestaquesPolítica

Declaração de Tarcísio irrita apoiadores do presidente Bolsonaro

A declaração do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante entrevista à CNN na segunda-feira, de que ele nunca foi um “bolsonarista raiz”, foi mal digerida por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O futuro governador de São Paulo também afirmou que não vai entrar em “guerra ideológica e cultural” e defendeu a necessidade de Bolsonaro “sair do casulo”, em referência à reclusão do presidente após a derrota nas eleições.

Aliados de peso evitaram comentários públicos em relação à afirmação, mas figuras sem comprometimento com o novo governo ou consideradas de alas mais radicais repercutiram negativamente o epísódio. O comentário debochado “bolsonarista nutella” — termo contrário ao “raiz”, usado para pessoas que são novatas em determinado assunto ou fingem gostar de algo para fazerem parte de um grupo — foi feito por vários deles.

O episódio é tratado como mais um item na lista de baixa identificação do entorno de Tarcísio com o bolsonarismo. A insatisfação começou na aliança de Tarcísio com o PSD de Gilberto Kassab e só aumentou nas últimas semanas, com o avanço da influência de nomes como Guilherme Afif Domingos sobre a equipe em formação, em detrimento de bolsonaristas.

O ex-ministro da Educação de Bolsonaro Abraham Weintraub, que rompeu com o presidente e tem criticado a relação do governo federal com partidos do centrão, chamou Tarcísio de “novo Maluf” após a entrevista da segunda-feira.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *