Deputados questionam dificuldades para emissão do documento de identidade
Durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (25), deputados questionaram sobre a falta de documento de identidade para a população. Dermilson Chagas (Republicanos) falou sobre o INSS Digital que permitiu acesso à benefícios a seguro defeso, auxílio maternidade, aposentadoria e auxílio-doença, porém, de acordo com ele, a população se vê impedida de requerer esses benefícios por falta de documento de identificação (RG).
“Não tem carteira de identidade no interior. Apelo ao governador que recorde aqueles moldes de Governo que tratava de mutirão de emissão de carteiras de identidade. Aqui em Manaus a identidade é só para alguns, a troco de voto. Eles tiram a carteira de identidade e, de posse das informações da pessoa, entram em contato com ela para pedir voto depois. Sei que o governador não tem conhecimento disso e nem pedem votos para ele, mas o interior sofre com a falta do documento por não poderem dar entrada nos processos junto ao INSS”, apontou.
Em seu pronunciamento, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) comentou também sobre a falta de identidades à população, reprovando o uso da máquina pública por agentes políticos. “A questão do documento de identidade é questão de cidadania. Não podemos permitir o uso da máquina pública por agentes políticos. Sem documento de identidade, a pessoa não consegue emprego, não estuda. Reitero que o Governo tem de enfrentar esta problemática com urgência”, alertou.