Dia Mundial da Criatividade abre inscrições para inspiradores, voluntários e anfitriões em todo o Brasil
Maior movimento colaborativo de economia criativa já conta com 55 cidades confirmadas, entre elas Manaus; voluntários, palestrantes e anfitriões podem se cadastrar até o dia 20 de fevereiro
A Organização Mundial da Criatividade já abriu oficialmente as inscrições de parceiros, apoiadores e palestrantes que querem fazer parte do Dia Mundial da Criatividade em suas cidades. Com milhares de atividades inteiramente gratuitas, a sétima edição do evento que faz parte do calendário oficial da ONU acontece nos próximos dias 19, 20 e 21 de abril. Manaus participa pela primeira vez da iniciativa.
Até o momento, a maior celebração colaborativa da economia criativa no Brasil e no mundo já soma 55 cidades confirmadas para 2024. Uma delas é Manaus, onde o Dia Mundial da Criatividade será realizado pela primeira vez e vai se desdobrar em inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops e performances pelos quatro cantos da cidade. As inscrições vão até o próximo dia 20 de fevereiro e os interessados em fazer parte do evento devem se cadastrar no site oficial.
O Dia Mundial da Criatividade 2024 em Manaus será representado por Beto Contartesi, da Valendo Economia Criativa da Amazônia, e João Fernandes, do Casarão de Ideias. A inclusão de Manaus nesta rede nacional e internacional de Economia Criativa mostra o quanto a cidade vem se desenvolvendo nesse sentido nos últimos anos,
Trata-se de uma oportunidade de apresentar a economia criativa produzida na capital do Amazonas, seus atores e atrizes e o potencial que a Amazônia preservada brasileira tem para contribuir com o PIB nacional neste importante setor da economia brasileira.
A Organização Mundial da Criatividade espera atrair voluntários que tenham identificação com a economia criativa e a inovação, principais pilares do Dia Mundial da Criatividade; inspiradores capazes de conceber palestras e workshops relevantes para gerar impacto positivo nas comunidades; gestores de espaços públicos e privados que queiram transformar esses lugares em hubs de inovação e criatividade e, por fim, parceiros interessados em contribuir com apoio institucional, de mídia, relacionamento ou patrocínio.
Com o tema “Inteligências Plurais”, a edição 2024 amplia a discussão entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as diversas inteligências e como a criatividade está inserida nesse contexto.
O objetivo, mais uma vez, é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação. Para o público, as inscrições gratuitas para cada atividade serão abertas em março.
“A colaboração entre tantos agentes de transformação das comunidades é fundamental para que os dias do festival proporcionem oportunidades de educação, integração, entretenimento, inovação e reflexão, com potencial de gerar legados duradouros nas cidades de todo o Brasil, acelerando a Revolução Criativa que desejamos”, pontua Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day.
Novidades para o Festival Mundial da Criatividade
Neste ano, a novidade é que o público empreendedor e criativo ganhará mais uma data para se conectar com o tema. O Festival Mundial da Criatividade, evento antes paralelo ao Dia Mundial da Criatividade, ganha agora uma nova data no calendário anual, migrando para os dias 16, 17, 18 e 19 de outubro, com experiências, conteúdos e shows de grande impacto na cidade de São Paulo.
Atendendo aos pedidos da comunidade criativa das várias regiões do País, e com o crescimento do próprio festival, que no ano passado contou com 102 atividades e reuniu 7842 pessoas, em três dias de atividade, o evento ganhou um calendário particular. O cronograma de atrações será divulgado ao longo dos próximos meses nas redes sociais do festival (@worldcreativityfestival).
Diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade, Lucas Foster explica que o Dia Mundial da Criatividade exerce um papel de apoio ao desenvolvimento social, com democratização do acesso, descentralização e conexão direta entre os inspiradores e o público em geral. Já o Festival Mundial da Criatividade tem contornos cada vez mais orientados aos negócios, ao mercado, com conteúdos e experiências voltadas para o que há de mais atualizado em soluções de inovação, economia criativa, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
“A comunidade criativa sinalizou o desejo de não querer escolher se participava das ativações do Dia Mundial da Criatividade ou do Festival. Como nós ouvimos o tempo todo e estamos com o dedo no pulso desse público, decidimos então que era a hora de mudar a dinâmica e separar as duas iniciativas”, pontua Lucas.
Sobre o Dia Mundial da Criatividade
Criado no Brasil em 2014, por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 128 cidades de 19 países com a participação de mais de 140.000 pessoas.
O movimento é uma iniciativa da Organização Mundial da Criatividade, organização que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.
Com informações da assessoria