Dia Mundial do Café: conheça os benefícios da segunda bebida mais consumida no mundo
O café faz parte do dia a dia de muitas pessoas desde as primeiras horas da manhã. Com um sabor intenso e um aroma irresistível, a bebida é a segunda mais consumida pelas pessoas no mundo, ficando atrás apenas da água no ranking global. No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, data que tem como objetivo dar destaque aos benefícios nutritivos que o líquido escuro oferece à saúde física e mental, uma vez que seu consumo moderado auxilia na sensação de bem-estar e no combate a doenças.
A nutricionista Renata Vieira, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, afirma que o café, por ser um estimulante, ajuda a dar mais resistência física, pois ele é constituído de vitaminas, minerais, magnésio, cálcio, sódio, potássio e cafeína, que é um composto alcalóide xantina.
“A ingestão da bebida desencadeia vigilância, melhora o humor e a memória e contribui para o aumento da sensação de bem-estar por meio da liberação de beta-endorfinas (hormônio que provoca a sensação de prazer e equilíbrio emocional). A cafeína ainda conta com ações antioxidantes e anti-inflamatórias”, explica Renata.
Outro motivo para se consumir café é devido aos efeitos relacionados ao combate a alguns tipos de câncer. Isso se deve a antioxidantes, como a cafeína, os ácidos clorogênico e cafeico e o kahweol, que protegem as células contra os danos provocados por radicais livres, o que impede o desenvolvimento da doença.
Além disso, ele ajuda a combater dores de cabeça e a melhorar o desempenho durante exercícios físicos, evita doenças cardiovasculares, prisão de ventre, diabetes, envelhecimento precoce e mal de Parkinson, entre outras.
Por dia, os adultos são aconselhados a ingerir no máximo 400 mg de cafeína, ou seja, quatro xícaras de 150 ml de café coado. Já a recomendação para pessoas que têm pressão alta é de 200 mg por dia, o que representa duas xícaras.
“A saúde mental também é beneficiada pela bebida. Seu efeito estimulante do sistema nervoso central (SNC) tem sido associado ao aumento da capacidade de memorização, concentração, aprendizagem e atividade motora, por ser um alimento rico em fenólicos anti-inflamatórios, reduzir a ansiedade e melhorar o humor, prevenindo, assim, estados de depressão”, conta a nutricionista do Hapvida.
Sobre o Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do Grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Com informações da assessoria