Educação em saúde é abordada no 11º Encontro Estadual do Fórum Amazonas de HIV e IST/Aids
O 11º Encontro Estadual do Fórum Amazonas das Organizações de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids, hepatites virais e tuberculose ocorreu, nesta sexta-feira (16/06), na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM). A iniciativa teve como tema “(Re)ocupar, (Re) existir”.
O objetivo do fórum é promover o diálogo sobre pautas relevantes para as diversas organizações da sociedade civil que representam segmentos de pessoas vivendo com HIV/Aids, LGBTQIAPN+ e jovens de Manaus e dos municípios do interior do Estado. Foram realizadas mesas redondas para os movimentos sociais e também abordado o panorama da política de HIV/Aids e ISTs no Amazonas. No fórum, também foi eleita nova coordenação para o mandato de dois anos na organização.
No evento, participaram instituições, organizações de alcance municipal, estadual, nacional e até internacional, além de associações que prestam assistência a pessoas com IST’s, HIV/Aids e hepatites virais da comunidade LGBTQIAPN+.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou a atuação da FVS-RCP por meio do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, na FVS-RCP. “Esse é um evento resultado da parceria entre diversas instituições e queremos reiterar o compromisso da FVS-RCP para avançar, de forma integrada, no fortalecimento da política de HIV/Aids no Amazonas”, afirma.
Luciana Koba, coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, na FVS-RCP, apontou que o espaço representa diálogo. “Essa iniciativa representa uma prioridade (da FVS-RCP) em fazer essa escuta dos movimentos sociais, porque essas pessoas têm a vivência necessária para auxiliar a ampliação da prevenção”, destaca.
Evalcilene Santos, coordenadora estadual do Fórum, também deu ênfase à ação conjunta. “Esse encontro é muito importante para o fortalecimento da política de HIV/Aids no Amazonas. A fundação, desde 2022, chamou o movimento social para planejar em conjunto uma política de atenção eficiente para essas pessoas”, ressaltou.
Fórum
Fundado em 22 de setembro de 2022, o Fórum tem atuação na cidade de Manaus e nos interiores do estado do Amazonas. Além de promover a educação permanente sobre as IST’s e HIV/Aids, o fórum também auxilia as unidades de saúde a chegar às pessoas que estão doentes.
FOTOS: Lucas Macedo/FVS-RCP