Empreendedora do Amazonas vence prêmio nacional para pequenos negócios de alimentação
7º Prêmio Academia Assaí destinou mais de R$ 1,3 milhão em apoio financeiro, reconhecendo e impulsionando micro e pequenos negócios de todo o Brasil
Um dia de celebração, sonhos realizados e transformação. Assim foi a final da 7ª edição do Prêmio Academia Assaí, promovida neste mês pelo Instituto Assaí, organização responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista.
O evento, realizado na sede do Assaí Atacadista, em São Paulo, foi marcado por histórias inspiradoras. Trinta vencedores regionais de todo o Brasil subiram ao palco para compartilhar suas trajetórias e apresentar a força de seus negócios a uma banca de especialistas, entre eles Tailana Fonseca, do Amazonas, que venceu na categoria tecnologia por utilizar as redes de mídia para impulsionar as vendas de brownie redondo.
“Foi uma experiência que vou levar para a vida toda. Para mim, marca um recomeço. Era algo que eu precisava para engrenar o meu negócio”, comentou Tailana Fonseca.
“Hoje, minha confeitaria é 100% digital. Foi através do uso da internet e de aplicativos que eu alavanquei minhas vendas, consegui alcançar novos clientes, fechar parcerias e me tornar fluente na área do digital. Sou muito grata pela oportunidade e por trazer o reconhecimento para Manaus”, finalizou.
Três microempreendedores(as), respectivamente de Pernambuco, São Paulo e Bahia, foram coroados como os grandes destaques nacionais nas categorias Vendas por Encomenda, Vendas Ponto Fixo e Vendedor Ambulante, recebendo um prêmio de R$ 15 mil cada. Além do Amazonas, outros negócios se destacaram nas categorias especiais de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia, recebendo um prêmio de R$ 5 mil cada.
A banca de jurados(as) foi composta por lideranças do Instituto Assaí e de seu Conselho Deliberativo e das organizações Aliança Empreendedora e Preta Hub. A edição deste ano contou com mais de 11 mil empreendedores(as) inscritos de todas as regiões do país. Entre os finalistas, 83% se autodeclararam pretos ou pardos, e 66% são mulheres pretas, o que reforça o compromisso do Prêmio com a promoção da inclusão e diversidade.
Entre abril e outubro de 2024, o Prêmio distribuiu mais de R$ 1,3 milhão em prêmios. Os(as) 30 vencedores regionais, sendo seis por região e dois por cada categoria, receberam R$ 5 mil em dinheiro, R$ 500 em vale-compras no Assaí, um smartphone, assessoria individual para seus negócios e uma viagem a São Paulo para participar de uma semana de capacitação presencial para a final nacional. Durante a imersão em São Paulo, os(as) empreendedores(as) tiveram experiências transformadoras, atividades de aprendizado e autoconhecimento, incluindo aulas sobre de Gestão Financeira na Bolsa de Valores B3 e, também, de Marketing & Vendas na sede do iFood, além de técnicas de aprimoramento do comportamento empreendedor.
A plateia da cerimônia teve a oportunidade de avaliar de perto as habilidades empreendedoras de cada finalista, observando o impacto de suas estratégias de negócio nas três categorias especiais.
Nessas categorias especiais, cada um(a) dos premiados(as) levou para casa R$ 5 mil como reconhecimento por seu destaque.
Com informações da assessoria