DestaquesEconomia

Empregos – Especialista dá dicas para ingressar nas grandes corporações

Entenda como é possível se candidatar e ingressar em multinacionais, neste segundo semestre

Para quem ainda não atingiu a meta de 2023 de ingressar numa grande corporação dos sonhos, o especialista em gestão e professor da Estácio,  Flávio Guimarães, enumera algumas dicas preciosas para quem deseja, neste segundo semestre, entrar no mercado de trabalho competitivo das multinacionais e grandes empresas. Para ele, a dica primordial é: “conheça alguém que trabalha na empresa que você deseja ingressar. Ter alguém que possa lhe indicar, ainda faz toda diferença aliada, é claro, a um currículo atualizado no Linkedin”, disse.

Para Flávio, mesmo que o futuro candidato a vaga não tenha nenhum amigo, parente ou conhecido numa dessas instituições é necessário abrir-se para o networking (modalidade em que indivíduos desenvolvem seus relacionamentos para empregos ou empresas). “Todos nós temos comunidades de relações que envolvem muitas pessoas, seja na empresa, na faculdade, na igreja e no lazer. Permita-se conhecer e estabelecer e estreitar relações com o maior número de pessoas e, se possível, com àquelas que já atuam na empresa que você deseja trabalhar.

Ao elencar um dos melhores ambientes para networking, o especialista aponta o intervalo dos cursos de graduação e explica o porquê. “Neste ambiente existem pessoas que trabalham nas mais diversas funções. Muitas delas, estão aprimorando conhecimentos, buscando nova recolocação no mercado e, são elas, muitas das vezes, os canais, para novas indicações de cargos na própria empresa. Então, aproveite o intervalo da faculdade e tenha como meta conhecer todo dia, uma pessoa nova, seja ela da sua turma ou não, apresente-se e fale sobre você e seu currículo, seja sempre cordial e agradável. “Com esta amizade bem solidificada, poderá ser possível saber de vagas, oportunidades, estágios”, acrescentou.

“Caso o estudante ou profissional deseje muito ingressar numa determinada empresa, a dedicação em networking deve ser ainda maior. Ele deve buscar e perguntar de pessoas próximas se conhecem alguém que atua naquela multinacional. Neste momento vale tudo, pergunte a amigos, familiares, vizinhos, dos seguranças da faculdade, dos professores. Dessa forma, você se surpreenderá com a quantidade de pessoas dispostas a lhe ajudar. Mas é valioso enfatizar que a responsabilidade da busca, da participação e do sucesso numa contratação é total do candidato. E precisamos ter a visão sistêmica e o pensar como se fosse dono da empresa que queremos trabalhar”, ressaltou o professor.

O professor da Estácio comenta que estados com polos industriais de trabalho são sempre desejados por quem deseja estabilidade e seguir trabalhando com plano de cargos e carreiras. Por isso, ele argumenta que estabelecer o networking e ter o Linkedin atualizado fazem toda a diferença, no momento da contratação.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *