Enfermagem da FMF Wyden participa de ato público em apoio à pessoa idosa
Docente e alunos de Enfermagem promovem ações voltadas à saúde do idoso
O Dia da Pessoa Idosa foi celebrado no último 1º de outubro no Brasil e no exterior. A data, que permite o fortalecimento e o incentivo a ações que visam os direitos dessa população, é também lembrada pela promulgação do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que completa 20 anos. Engajados com a temática, a professora de Enfermagem da Faculdade Martha Falcão Wyden Graziela da Silva Moura e mais 15 alunos do curso de Enfermagem da instituição irão participar do Fórum Permanente do Idoso, com a presenã no ato público que tem como tema “Pessoa Idosa: Conquistas e Desafios”. O evento será realizado na manhã desta terça-feira (10/10), a partir das 7h30 até 10h, na Praça XV de Novembro, mais conhecida como Praça da Matriz, localizada no Centro da capital amazonense.
Com conhecimentos adquiridos durante as aulas, os alunos do 3º, 4º e 5º períodos da FMF Wyden irão ser apoio de saúde durante o ato. Os acadêmicos irão colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, com ações voltadas para aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, distribuição de folders e preservativos.
Para a professora Graziela, é preciso apostar em ações e no fortalecimento da produção e divulgação de conhecimento sobre as conquistas e desafios da pessoa idosa no Brasil, levando em conta as especificidades e heterogeneidade regionais e individuais. “Por meio da educação formal de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso. Uma vida mais longa traz consigo oportunidades, não apenas para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade como um todo. ”, frisa a docente.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Josiani Nunes, explica que os alunos utilizarão metodologias ativas propícias à comunidade participante, socializando o conhecimento a respeito dos eixos de atenção à saúde do idoso. “Essa experiência prática complementa o conhecimento teórico adquirido durante o curso, preparando-os para futuros desafios na área de Enfermagem”, declarou Josiani.
Com informações da assessoria