Destaques

Equipe da Saúde do Trabalhador distribuiu mais de 1 mil cartilhas de saúde vocal e auditiva durante Festival

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), distribuiu 1.080 cartilhas “Capriche na prevenção e garanta sua saúde” sobre saúde vocal e auditiva durante o 56º Festival Folclórico de Parintins. A versão virtual da cartilha está disponível no site da FVS-RCP, em: bit.ly/43TliEe

A cartilha é uma produção da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual do Amazonas (Cerest-AM), integrante da FVS-RCP. O instrumento de educação em saúde apresenta o festival de Parintins e artigos que abordam o conhecimento sobre a voz, sinais de alteração da voz e dicas de cuidados, incluindo exercícios e percepção vocal.

Os materiais foram distribuídos a profissionais que atuam com a voz, como músicos e apresentadores, em galpões dos bois Caprichoso e Garantido, casas de shows, bares e pontos com música ao vivo em balneários, profissionais de rádio, durante o festival em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). 

“A cartilha busca fortalecer a saúde vocal e auditiva a esses profissionais, como cantores, professores, atores e locutores, que dependem diretamente da voz como ferramenta de trabalho. Portanto, é essencial que compreendam os cuidados necessários para proteger e fortalecer a voz, evitando lesões, rouquidão e fadiga vocal”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

Saúde do Trabalhador

A atuação do Cerest-AM incluiu, ainda, observações técnicas na primeira e segunda noite do 56º Festival Folclórico de Parintins para avaliar as situações de risco para os trabalhadores durante a entrada e saída das alegorias no bumbódromo. 

Também foram visitadas as unidades de saúde Hospital Jofre Cohen, Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Lígia Loyola, UBS Irmão Francisco Galliani e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Bumbódromo para reforçar a necessidade de notificar acidentes de trabalho. “Durante o monitoramento, enfatizamos a importância de investigação e notificação de casos. Também destacamos a importância de manter o uso de Equipamento de Proteção Individual e o fornecimento de água na concentração das duas agremiações”, ressalta Cinthia Santos, coordenadora do Cerest-AM. 

Entre as atividades do Cerest-AM estão a avaliação das condições dos trabalhadores durante o deslocamento das alegorias das agremiações Boi Caprichoso e Boi Garantido saindo dos galpões para o Bumbódromo. Também foram realizadas para orientar os trabalhadores sobre a prevenção da saúde nos ambientes de trabalho.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *