DestaquesDia a Dia

Especialistas dizem que objeto que caiu do céu pode ser lixo espacial

O objeto cilíndrico de metal e com temperatura bastante quente que atingiu um carro em Santos, no litoral de São Paulo, pode ser lixo espacial, segundo especialistas. Com a velocidade da queda, o artefato amassou e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado. As informações são do G1.

Nesta terça-feira (16), o analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, Eduard da Macena, afirmou acreditar se tratar de um objeto que veio do espaço. “Pela altura que caiu, é bem provável. Lixo espacial cai praticamente todo dia na Terra”.

Daniel Mello, que é astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segue a mesma linha de raciocínio. “É muito válida essa possibilidade [de lixo espacial]”.

Segundo ele, há muito lixo espacial orbitando a Terra e a tendência é que problemas dessa natureza aconteçam com mais frequência. “Hoje, você olha para o céu e consegue detectar a olho nu, no começo da noite ou no final da noite, duzentos satélites fazendo órbita em torno da Terra”, Ele destacou que muitas dessas máquinas são desativadas e, consequentemente, viram lixo espacial.

“Vai se tornar cada vez mais comum esses fragmentos despencarem em direção à superfície da Terra. Para nossa sorte, nossa atmosfera consegue barrar os pequenos fragmentos, mas os maiores pedaços acabam caindo [ inclusive em área urbana]”, disse Mello.

Leia mais no G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *