EUA derrubam balão espião chinês sobre o Atlântico
Um avião de combate americano derrubou neste sábado, na costa da Carolina do Sul, um balão espião chinês que sobrevoava há dias os Estados Unidos, informou o Pentágono, que classificou o incidente como uma “violação inaceitável” da soberania americana.
“A ação deliberada e legal de hoje mostra que o presidente Biden e sua equipe de segurança nacional sempre colocarão a segurança do povo americano em primeiro lugar e responderão de forma eficaz à violação inaceitável da nossa soberania por parte da República Popular da China”, declarou o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin. O balão “era usado pela China em uma tentativa de vigiar sítios estratégicos” dos Estados Unidos, afirmou.
Em Maryland, o presidente Joe Biden parabenizou os pilotos do F-22 por terem derrubado o balão no espaço aéreo americano, acima de águas territoriais dos Estados Unidos.
A operação aconteceu depois que três aeroportos do sudeste americano foram temporariamente fechados em meio ao que a Administração Federal de Aviação chamou de “esforço de segurança nacional”. O tráfego aéreo foi retomado após a queda do balão, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).
Em imagens exibidas por canais de TV americanos, o balão parecia cair verticalmente após um impacto. Quando foi derrubado, estava a 18 km de altitude, a 11 km da costa, segundo funcionários do Pentágono.
Biden contou hoje que havia ordenado na última quarta-feira aos militares que derrubassem o balão “o quanto antes”: “Eles decidiram que o melhor momento para fazê-lo seria quando o balão estivesse sobre a água.”
– Procedência chinesa –
Inicialmente, o governo chinês pediu que não houvesse exageros sobre o assunto, mas acabou reconhecendo que efetivamente se tratava de um aparato procedente da China.
“Trata-se de uma aeronave civil utilizada para fins científicos, principalmente meteorológicos”, declarou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês em comunicado.
As informações são do Yahoo.