Ex-militar é flagrado agredindo com socos e pauladas adolescente autista em Manaus
Um adolescente de 14 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi brutalmente agredido na quarta-feira (19/03), no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus. O agressor, um ex-militar, teria se irritado com um grupo de adolescentes que chutaram o portão de sua casa e atacou o estudante com socos e chutes. A agressão foi registrada por câmeras de segurança e repercutiu nas redes sociais.
De acordo com o vídeo, o adolescente voltava da escola, por volta das 11h20, quando foi abordado pelo ex-militar, que estava armado com um pedaço de madeira. Sem dar chance de defesa, o homem desferiu tapas, socos e golpes contra o jovem, que não reagiu. A agressão só cessou quando vizinhos intervieram.
A mãe do adolescente relatou à polícia que o suspeito afirmou que seu portão era constantemente chutado por estudantes no horário entre 11h e 12h. Para se vingar, ele teria armado uma emboscada junto com a esposa e o filho mais velho.
No momento do ataque, três estudantes teriam chutado o portão e fugiram correndo, mas o adolescente autista, que vinha logo atrás e não tinha relação com o ato, acabou sendo violentamente agredido por engano.
Uma moradora que presenciou a cena percebeu que se tratava de um adolescente autista e interveio, protegendo o estudante e levando o para sua casa. O agressor ainda tentou confrontar a família da vítima.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi acionada e levou todos os envolvidos ao 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O ex-militar confessou a agressão, mas foi liberado após prestar depoimento. O caso segue sob investigação e a família da vítima cobra justiça.