Exames de rotina podem confirmar diagnóstico precoce de leucemia
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que são registrados cerca de 11 mil casos de leucemia por ano no Brasil. A doença, que tem maior incidência em jovens menores de 20 anos e adultos com mais de 60 anos, é causada por uma mutação genética que afeta as células sanguíneas presentes na medula óssea, transformando-as em cancerosas que se proliferam rapidamente, substituindo as sadias.
A enfermidade pode ser descoberta até mesmo em exames de rotina como o hemograma, crucial para confirmar a suspeita do câncer. “Para a elucidação do caso, exames como ácido úrico, provas de função hepática e desidrogenase lática poderão ser solicitados. Após isto, a confirmação deve ser obtida por meio do mielograma, que consiste em avaliar o funcionamento da medula óssea por meio de uma punção aspirativa e a imunofenotipagem das células leucêmicas, que poderá confirmar e/ou definir o tipo e o subtipo da leucemia”, afirma Patrícia Cavalcante, coordenadora técnica e biomédica do Sabin Diagnóstico e Saúde.
Prognósticos
A médica hematologista e hemoterapeuta do Sabin, Maria do Carmo Favarin, afirma que quando a leucemia é descoberta em fase inicial, os prognósticos são muito melhores. “O fato de realizar exames periódicos nos permite identificar alterações no hemograma de forma precoce. É essa preocupação com a saúde e o diagnóstico precoce que nos permite conquistar os melhores resultados junto aos nossos pacientes, principalmente em oncologia”, explica a especialista.
Ainda conforme com Maria do Carmo, a leucemia pode ser tratada de acordo com a tipagem e a fase da doença em cada caso. Algumas das opções de tratamento são: a radioterapia, imunoterapia, quimioterapia e transplante de medula óssea, sendo esta última uma das opções de maior sucesso. De acordo com o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Brasil conta com 5,5 milhões de doadores cadastrados.
Conforme dados do Hemocentro, a compatibilidade pode chegar a 1 – a cada 100 mil habitantes – para voluntários fora do ciclo familiar, sendo o cadastro para doação de medula óssea uma campanha tão importante quanto a doação regular de sangue nos hemocentros.
Sobre o Grupo Sabin
Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que atua e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país. Em Manaus desde 2012, a empresa conta com 10 unidades e é referência em exames laboratoriais, serviços de vacina, além de coleta móvel sob agendamento.