Exército prende homem com submetralhadora e pistola no Vale do Javari
O Exército Brasileiro informou que durante a Operação Curaretunga, realizada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por meio 16ª Brigada de Infantaria de Selva, um homem foi detido em flagrante na Calha do Rio Javari, na região do Lago Arara, no Vale do Javari, no Amazonas, transportando uma submetralhadora calibre 9mm e uma pistola Glock 25 calibre .380, juntamente com carregadores e munição.
Segundo o Exército, a ação realizada pela por militares do 8ª Batalhão de Infantaria de Selva, Organização Militar subordinada à 16ª Bda Inf Sl, demonstra o esforço contínuo da instituição em cooperação com as Forças de Segurança Pública para combater crimes transfronteiriços e ambientais na região.
Após a apreensão das armas, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Tabatinga (AM) para averiguação e adoção das providências legais cabíveis.
“A Operação Curaretinga é uma ação realizada pelo Exército Brasileiro em cooperação com as Forças de Segurança Pública para combater crimes transfronteiriços e ambientais na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, especificamente na região do Rio Javari, no Amazonas. O objetivo principal da operação é intensificar a fiscalização e o combate ao tráfico de armas, drogas e outros ilícitos nas áreas fronteiriças da Amazônia Ocidental”, diz o Exército em nota.