Festival de Parintins: Especialista destaca acréscimo de 20% na economia local
A algumas horas do início das apresentações dos Bois Caprichoso e Garantido no Festival Folclórico de Parintins, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) fez uma projeção de que o festival de 2023 deve movimentar aproximadamente R$ 120 milhões na economia parintinense. O acréscimo de 20% em relação ao ano passado é explicado pelo especialista em gestão e RH da Estácio, Flávio Guimarães, que argumenta que os setores de entretenimento e turismo devem ficar aquecidos e em pleno crescimento até chegar ao patamar do que era antes da pandemia.
Para ele, o momento de crescimento mostra que muitas pessoas estão começando a quitar dívidas da pandemia e começando a investir no próprio bem-estar. “Quitando o que se devia, o consumidor retorna normalmente a agenda que fazia antes da pandemia. Ainda não estamos no patamar de antes da pandemia, mas o mercado está em plena recuperação”, explica.
De acordo com o docente, o acréscimo de 20% é bastante expressivo quando lembramos que Parintins é uma cidade na Amazônia. Mas, acredita que a tendência de crescimento acima da média deve seguir até o próximo ano e depois seguir a realidade. “No retorno das festas, muitas pessoas ainda estavam receosas com a segurança. Mas, a partir do momento em que consideram que tudo está sob controle, começam a retornar a cumprir suas agendas de festas”, acrescentou o especialista.
Numa outra perspectiva, o professor argumenta que após o jejum de dois anos sem festas e aglomerações, os consumidores das grandes festas aproveitam as oportunidades para relaxar, fazer um detox de tudo que viveram na pandemia, além de ser uma forma de aproveitar o momento. “Muitos consumidores colocam na balança, será que ano que vem ainda vou estar nesse plano?. Então, a partir desse questionamento, relembrar todos os momentos de dificuldades e começar a investir em diversão e em bem-estar e o fato da Amazônia ser um destino muito atrativo para o turismo”, comentou.
Além da recuperação, turismo e entretenimento vão aumentar a partir do momento em que o consumidor começa a enxergar que tem oportunidade de financiar viagens e entretenimento em geral. “Tenho observado que a tendência de crescimento deve chegar ao nível que estávamos antes da pandemia e que novos negócios devem ganhar destaque nesses momentos”, explicou.
Empreendedorismo
Para Flávio Guimarães, ainda é possível ter uma renda extra no Festival de Parintins, mas é necessário dominar os segmentos. Ele elenca que acessórios como biojóias, vestuário temático e estética em geral e influenciador digital podem gerar bons lucros. “O ramos de alimentação e alimentação natural e áreas de esportes devem seguir em evidência. As novas ideias são sempre bem aceitas, seja no ramo de produtos ou serviços. Então, quem não se preparou para lucrar nesta festa regional, pode buscar preparação no setor de empreendedorismo para ser empreendedor local”, finalizou.
Com informações da assessoria