Fumaça agrava quadros respiratórios e expõe crianças a novas doenças
Os focos de queimadas registrados no Amazonas, em especial na Região Metropolitana de Manaus, deixando o céu encoberto de fumaça nesse período mais seco do ano, trazem preocupação à saúde. O alerta é principalmente relacionado às crianças, que são mais vulneráveis às doenças respiratórias, de pele e nos olhos, mas serve também para todos, de um modo geral.
“É preciso ficar muito atento às reações das crianças na presença de fumaça no ar”, reforça a médica Elizabeth Larissa Ikino, professora do curso de pós-graduação em Pediatria da Afya Educação Médica. Ela ressalta que as crianças com histórico de problemas respiratórios crônicos, como asma e rinite, são as mais impactadas e podem ter o quadro agravado.
De acordo com a professora da Afya Educação Médica, os primeiros sinais de alerta que devem ser observados nas crianças é se apresentam dificuldades para respirar, tosse incessante, cansaço e ardência nos olhos. “Em qualquer um desses quadros o ideal é procurar um serviço de pronto atendimento ou, dependendo da situação, ir direto com o pediatra que já faz o acompanhamento da criança”, orienta.
Algumas ações no dia a dia podem reduzir o impacto da fumaça nas crianças. A primeira recomendação da médica Elizabeth Ikino é mantê-las hidratadas, oferecendo água várias vezes ao dia. Outra orientação é manter portas e janelas das casas fechadas, quando o ambiente estiver climatizado, e utilizar purificadores de ar. Segundo a médica, o uso de máscaras, em ambientes externos, também é recomendável.
Fumaça – De acordo com o Governo do Amazonas, as partículas de fumaça intensificadas na capital provêm de queimadas registradas nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, como Iranduba, Autazes e, mais recentemente, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
O Governo considera que “os fatores climáticos mais intensos, neste ano, têm acentuado a concentração de fumaça nessa região”, destacando o superaquecimento do Pacífico (Super El Niño), que tem feito a capital sofrer recordes de calor, dificultando a formação de chuvas e a dispersão da fumaça, segundo nota distribuída à imprensa.
Atendimento – A Afya Educação Médica desenvolve em Manaus, um programa de atendimento médico gratuito em várias especialidades, incluindo Pediatria. A ação faz parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação. O atendimento acontece, todo mês, na sede da Afya Educação Médica, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo.
Os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 9379-9297 para verificar a disponibilidade de vaga e realizar o agendamento. Além de Pediatria, a Afya Educação Médica oferece o serviço nas áreas de Neuropediatria, Nutrologia, Endocrinologia e Psiquiatria.
SOBRE A AFYA
A Afya, maior hub de educação e soluções digitais para médicos no Brasil, é líder no ensino de medicina no Brasil e atualmente possui 3.163 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O grupo conta com 32 Instituições de Ensino Superior, sendo 30 com oferta do curso de medicina, e 15 unidades de pós-graduação e educação continuada na área médica e de saúde, cobrindo todas as regiões do Brasil.
Única empresa que se relaciona com o médico em todas as etapas da carreira, a Afya é pioneira na adoção de práticas digitais voltadas para a aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. A empresa inova no mercado a partir de 2020 com a construção de um portfólio robusto e diversificado que facilita o dia a dia da prática clínica com soluções como o Afya Whitebook, Afya iClinic, Afya Papers, entre outras.
Atualmente, um em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país utiliza pelo menos uma solução digital da Afya. São quase 300 mil usuários ativos impactando a vida de milhões de brasileiros ao ano por meio de atendimentos com suporte da tecnologia. Se cada um deles atender, em média, 5 pacientes por dia, 20 dias no mês, são 360 milhões.
Há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, o propósito da Afya é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação. Em 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos de medicina, saúde e outras áreas do conhecimento às comunidades de entorno dos campi com o apoio de 662 parcerias para cenários de prática (graduação e pós-graduação).
Em julho de 2019, a Afya foi a primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq. A bolsa americana foi escolhida pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio medicina & educação & saúde. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Com informações da assessoria