Galeras do Caprichoso e do Garantido têm duelo de reciclagem no Bumbódromo
Nação azulada contra a nação encarnada. O projeto “Recicla, Galera” vai promover uma disputa entre os itens 19 dos bois Caprichoso e Garantido em prol do meio ambiente, durante os três dias do 56º Festival Folclórico de Parintins. O boi-bumbá da galera que mais destinar corretamente seus resíduos para reciclagem levará um prêmio de R$ 20 mil, para investir em ações de sustentabilidade dentro da agremiação.
A ação é fruto de uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), junto à Coca-Cola Brasil. A campanha tem o objetivo de promover um Festival de Parintins mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis.
“Um dos principais eixos do ‘Recicla’ está voltado para a gestão de resíduos recicláveis, então, nada mais justo que a gente levar essa sensibilização ambiental em forma de competição, engajando as galeras dentro do bumbódromo. Ganha o meio ambiente e, claro, o boi da galera que mais fizer a sua parte na reciclagem”, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
O vice-presidente do boi Caprichoso convoca toda a galera azul e branca para ganhar o segundo título de Campeão Sustentável do Festival. “Esse compromisso a gente já fez o ano passado, reciclando e já educando o nosso torcedor a entrar no bumbódromo e fazer essa reciclagem. Estamos muito felizes, porque a gente vai para o bicampeonato do ‘Recicla, Galera’”, disse o vice-presidente do Caprichoso, Karú Carvalho.
O presidente interino do boi Garantido, Adson Silveira, também chama a galera encarnada para a competição de reciclagem. “O boi campeão vai receber um prêmio que vai ajudar a gente a melhorar a reciclagem. O que a gente quer realmente é contribuir com o meio ambiente e fazer com que a galera ajude a ter essa mentalidade, que é muito importante para todo mundo”, disse.
Como funciona a disputa
A disputa acontece junto ao Festival, nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. Durante os três dias, os torcedores das galeras receberão, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, sacos e outros materiais recicláveis gerados no Bumbódromo.
Com a sacola cheia, o torcedor deverá levar os seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A galera do Caprichoso deverá depositar os recicláveis no Ecoponto azul, enquanto a do Garantido, deposita seus resíduos no Ecoponto vermelho.
Pesagem
As estruturas estarão instaladas nas saídas das respectivas galeras. Todo o material recolhido será levado para triagem no Espaço Sustentável Recicla, Galera, situado na Praça da Liberdade, no Centro de Parintins, onde será pesado por catadores da Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin).
“É muito importante que os torcedores descartem só o que for reciclável: latas de alumínio, garrafas de plástico, isopor limpo, papelão, para facilitar o trabalho dos catadores durante a contagem. Toda a pesagem contará com a supervisão de servidores da Sema e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)”, ressaltou Taveira.
A pesagem poderá ser acompanhada em tempo real, no Espaço Sustentável. Os resultados das parciais também serão exibidos nos intervalos das apresentações no Bumbódromo. O vencedor será anunciado na manhã do dia 3 de julho.
Recicla, Galera
O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas para a gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para catadores, bem como ações de educação ambiental e voluntariado.
Para a Coca-Cola Brasil, patrocinadora oficial do Festival, há 27 anos, o “Recicla, Galera” reforça o compromisso da empresa em criar iniciativas que gerem impacto nas comunidades em que atua. Nesta edição, além de promover a destinação correta dos resíduos recicláveis, o projeto também vai gerar renda para a comunidade, por meio de diversas iniciativas que vão além da disputa com as galeras.
“Por essa razão, na Coca-Cola Brasil, dedicamos esforços e investimentos em ações que promovam impacto social, ambiental e econômico nas comunidades em que atuamos. Esse projeto está alinhado com a nossa agenda global de criar um Mundo Sem Resíduos, na qual estabelecemos metas específicas na gestão de resíduos. Além disso, acreditamos que iniciativas como essa reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado, uma vez que beneficiam a população local”, reforça o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.
A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. Além da Sema e da Ascalpin, o projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.
FOTO: Arquivo/Secom