Gestão de tempo é diferencial para aprovação dos estudantes
Entender que precisamos organizar e priorizar as nossas agendas e atividades, nos faz refletir que devemos alocar um determinado tempo para cada tarefa, pois somente assim é possível um controle eficiente. Quando atingimos esse objetivo, consequentemente aumentamos o nosso rendimento e evitamos uma sobrecarga que podemos vir a sentir e isso fica muito claro no universo dos estudantes em geral.
“Para organizar os estudos de forma efetiva é importante gerir bem seu tempo: um elemento não se dissocia do outro. E para uma boa gestão de tempo é importante compreender que há o tempo da responsabilidade, e o tempo do descanso. Muitas vezes nos dias corridos esquecemos de descansar efetivamente e acabamos preenchendo nossos dias de tarefas e a exaustão nos leva à procrastinação”, ressalta Anna Piron, psicóloga da Wyden.
Para organizar os estudos de forma efetiva é importante gerir bem seu tempo: um elemento não se dissocia do outro. E para uma boa gestão de tempo é importante compreender que há o tempo da responsabilidade, e o tempo do descanso. Muitas vezes nos dias corridos esquecemos de descansar efetivamente e acabamos preenchendo nossos dias de tarefas e a exaustão nos leva à procrastinação. Não se enganem, procrastinar não é descansar, pelo contrário… Procrastinar é um ciclo em que não se faz atividade, mas também não consegue verdadeiramente relaxar a mente e acalmar as emoções, pois a culpa e o sentimento de inutilidade se sobressaem.
Para a psicóloga, uma das principais dicas para uma boa gestão de tempo é, dentro das rotinas diárias dos estudantes, manter um compromisso sério com uma boa alimentação, uma boa noite de sono e períodos para exercer alguma atividade de descontração. “O relaxamento é também tempo produtivo e auxilia muito no processo de quem está estudando, seja para uma prova em específico, ou seja, dentro da rotina diária de estudos como escola, graduação, pós-graduação, etc”, finaliza Anna Piron.
Principais dicas para uma boa gestão de tempo:
- Analise sua rotina e atividades diárias
- Defina suas metas
- Estabeleça prazos
- Anote seus compromissos
- Defina prioridades
- Não procrastine (não deixe para depois o que pode ser feito logo)
- Inclua momentos de lazer e descanso
- Evite a sobrecarga
Com informações da assessoria