Governador anuncia licitação internacional para novo Prosamin+ em Manaus
O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (04/05), que a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas obteve o sinal verde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para abrir a Licitação Pública Internacional (LPI) da maior obra de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
O aviso de LPI da Obra 1 do Prosamin+ foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (03/05). A licitação terá como finalidade a contratação de empresa para execução de obras e serviços de engenharia, compreendendo a recuperação ambiental, urbanística e habitacional nas áreas de intervenção direta do Prosamin+ no Igarapé do Quarenta, no trecho entre a rua Alberto Carreira, no bairro Japiim, e a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste.“Estamos dando mais um grande passo para levar, de forma inédita, o Prosamin para a zona leste de Manaus, resgatando uma dívida histórica, levando dignidade para comunidade da Sharp, que sofre com alagações há 25 anos. Vamos beneficiar 60 mil pessoas, além de toda uma intervenção urbana. Essa é a maior obra dessa etapa do programa, com aproximadamente R$ 404 milhões em investimentos“, destacou o governador.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, explicou que a licitação internacional é uma premissa estabelecida pelo BID, de que o processo estará aberto a todos os licitantes de países elegíveis pelo Banco e se baseia na magnitude e complexidade da obra, que terá mais de 3,1 milhões de metros quadrados de intervenção.