Governador vistoria terminais flutuantes para atender comunidades do interior
Com investimento de R$ 40,1 milhões, o Governo do Amazonas já concluiu a construção de 25 terminais flutuantes para atender comunidades do interior do estado, estando 21 já em operação e quatro prontos para entrega, com locais já definidos para receber a estrutura. O balanço foi apresentado na manhã desta segunda-feira (21/11) pelo governador Wilson Lima, durante vistoria no Estaleiro do Juruá, localizado na Estrada Ramal do Brito, Km 01, distrito de Cacau Pirera, município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Na ocasião, o governador informou ainda que outras seis dessas estruturas estão em construção, totalizando 31 terminais. “Isso (terminal flutuante) ajuda muito o pequeno produtor, facilita o escoamento da produção e também já vai com esse conceito de sustentabilidade porque tem iluminação a LED mantida por placas de energia solar”, afirmou o governador do Amazonas.
Construídos e entregues pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), os terminais flutuantes visam dar mais qualidade de vida e segurança à população dos municípios amazonenses.“Essas estruturas estão indo para as maiores comunidades, estão indo para interior do interior”, ressaltou Wilson Lima.As estruturas modernas possuem 168 metros quadrados (m²), com capacidade de carga de 20 toneladas, além de iluminação em LED e energia solar, ou seja, não será necessário nenhum outro tipo de fiação para utilizar esses portos.“São portos robustos, com capacidade de carga de 20 toneladas, uma estrutura moderna, portos cobertos, com iluminação de LED a energia solar. Quer dizer, vamos dotar os municípios que estão recebendo esses portos com uma mini estrutura portuária muito adequada para essas comunidades”, reforçou Carlos Henrique Lima, secretário titular da Seinfra.