Dia a Dia

Governo amplia acesso aos serviços de proteção aos idosos com novo espaço no Shopping ViaNorte 

Os idosos da zona norte de Manaus agora contam com um espaço exclusivo para atendê-los. A nova estrutura do Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi) foi entregue nesta terça-feira (20/06), no Shopping ViaNorte, bairro Monte das Oliveiras, pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza. 

A sala de atendimento do Cipdi é uma forma de descentralizar e ampliar o acesso aos serviços, que antes estavam concentrados na sede, no bairro Parque Dez, na zona centro-sul da cidade. O espaço é gerido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e atua na prevenção de crimes de todas as naturezas praticados contra pessoas idosas. 

Além do trabalho preventivo, o Cipdi atua em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI) na repressão aos crimes contra a terceira idade. 

Tadeu de Souza frisou que o novo local de atendimento do Cipdi vai reforçar a preservação dos direitos dos idosos. “Estamos entregando um centro integrado, um atendimento multifuncional, trabalhado em conjunto com a Defensoria Pública, com a delegacia de proteção à pessoa idosa, uma forma de trabalhar de uma forma preventiva e de forma repressiva nessa rede de proteção em prol da pessoa idosa”, destacou.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, relembra que estamos no Junho Violeta, mês alusivo de combate à violência contra a pessoa idosa e que a expansão do serviço faz parte do calendário planejado pela pasta. “A Sejusc fez um estudo e viu que há um alto índice de violência nas zonas norte e leste, então nós começamos a descentralizar esse serviço iniciando com o Cipdi aqui no PAC ViaNorte e, posteriormente, teremos em outros PACs também”.

Laudos e relatórios psicossociais elaborados por profissionais do centro ajudam a embasar investigações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que atua para mediar conflitos, pois muitas vezes o idoso não identifica que é vítima de violência ou não quer denunciar por ocorrer no âmbito familiar, como explica a secretária executiva da Pessoa Idosa, Anne Alves. 

“Essa equipe psicossocial do Cipdi atua mediando esse conflito, fazendo com que esse idoso e essa família entendam como é esse processo de envelhecimento, porque envelhece o físico e psíquico e muitas vezes nem o idoso, nem a família estão preparados para lidar, então a equipe do Cipdi, que é de responsabilidade da Sejusc, faz esse trabalho para que não criminalize, para que a gente não possa judicializar uma ação”, frisa a secretária executiva. 

Serviços

No Centro Integrado a população idosa, que vive na zona norte, terá acesso facilitado a atendimentos psicossociais, podendo registrar denúncias e receber orientações e encaminhamentos para a rede de proteção. Além disso, o Cipdi dispõe de equipes técnicas que realizam visitas domiciliares, mediação de conflitos e atividades preventivas contra violações de direitos.

A aposentada Helena Farias, de 65 anos, participa da Associação Idade Renovada, no bairro Cidade de Deus. Ela foi com o grupo acompanhar a entrega do novo espaço e diz que fica feliz em ver políticas voltadas para pessoas como ela. 

“É importante porque nós não tínhamos essa proteção toda, e agora tá havendo esse movimento e isso é muito bom para todos nós, não só para mim, mas para todos os idosos de Manaus”, avaliou a aposentada. 

Junho Violeta

A campanha Junho Violeta faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e para as formas de denunciá-las e combatê-las.

No Amazonas, a programação do mês foi aberta com um culto ecumênico promovido pela Sejusc no Palácio Rio Negro, em Manaus, no dia 1º. Blitzes de conscientização, operações policiais e atividades de lazer, cidadania e empreendedorismo estão sendo promovidas pela Sejusc, com um calendário que segue até o dia 30 de junho. 

FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejusc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *