Governo disponibiliza serviços psicossociais e de orientação para usuários de álcool e drogas
Em seu uso excessivo, o álcool e as drogas podem causar dependências químicas e transtornos mentais e comportamentais. Atento a isso, o Governo do Amazonas trabalha na prevenção desses casos, além de oferecer o auxílio e encaminhamento dos usuários para redes de apoio, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), a Gerência de Política sobre Álcool e outras Drogas (GPAD) da Sejusc, trabalha no apoio técnico para reinserção social de usuários que buscam ajuda com acompanhamento familiar e individual, psicossocial, palestras didáticas, ações de conscientização, escuta qualificada e orientações para início e continuidade dos tratamentos de reabilitação.
Todo o trabalho da Sejusc é feito a partir da manifestação do dependente químico. Outras pessoas podem solicitar apoio a terceiros, no entanto, nada pode ser feito compulsoriamente, todos os serviços partem do interesse individual.
Flávia Ribeiro, gerente da GPAD, comenta que a oferta dos serviços é um compromisso da pasta com a ressocialização das pessoas na sociedade e que o atendimento é humanizado, entendendo que os dependentes têm direitos e precisam de apoio para o próprio cuidado.
“Toda pessoa que precisa de ajuda, de tratamento para se reabilitar da dependência química chega aqui na gerência e nós fazemos uma triagem, ajudamos de alguma maneira e encaminhamos essas pessoas. Temos o compromisso de acompanhar todo esse processo. Além disso, nós também ajudamos na ressocialização social, dando todo apoio que essa pessoa pode ter no pós-tratamento”, explica Flávia.
Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), a gerência ainda participa da Central Integrada de Fiscalização (CIF) em locais de consumo de bebida alcoólica e drogas na capital, atuando na orientação e triagem dos usuários.
As atividades da Sejusc também são feitas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), no encaminhamento para redes de saúde em que o usuário de drogas e álcool pode realizar o tratamento.
“No ano de 2023, nós pudemos atender cerca de 300 pessoas com atos de prevenção e sensibilização. Os atendimentos aqui na gerência chegam em torno de 50 pessoas, voluntariamente, em busca de ajuda, depende muito dos encaminhamentos para a nossa secretaria”, pontuou a gerente.
Gerência
A gerência está localizada na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis. No local, as pessoas podem se dirigir ao setor e, após a escuta qualificada, serão encaminhadas para um local de reabilitação ou receberão o auxílio com os demais serviços.
A pasta ainda atende por meio de whatsapp, por meio do contato: (92) 98450-5576; e também por atendimento de forma on-line para todos os municípios do Estado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.