Governo do Amazonas abre 18ª edição da Mostra de Artesanato e Economia Solidária em Parintins
O Governo do Amazonas, por meio do da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), abriu nesta terça-feira (27/06), a 18ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A tenda instalada na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, centro da cidade, vai funcionar até domingo (02/07), das 09h às 19h.
Este ano, a tradicional tenda conta com mais de 50 artesãos e empreendedores solidários de Parintins e municípios próximos da Ilha da Magia, para expor e vender seus produtos durante os dias do Festival Folclórico.
Visando um amplo alcance de pessoas, o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, afirma que a expectativa é que mais de 7 mil cidadãos passem pela exposição.
“Um evento como este é o campo de negócios para esses profissionais, pois a partir disso, terão a possibilidade de mostrar o seu trabalho a todos que fizerem parte desse momento, abrindo assim um caminho para que novas pessoas conheçam nossa arte e colaborando para que nossa cultura seja valorizada”, disse o gestor.
Durante o evento, os profissionais farão a comercialização de vários acessórios indígenas, como cocares, brincos, colares, camisas, cestarias, cerâmicas, entre outros itens.
Lenira Souza, que está participando pela segunda vez, falou sobre a expectativa para os dias de vendas na 18ª mostra de artesanato e economia solidária.
“Esse ano espero que todos nós possamos fazer boas vendas, estou com essa expectativa, nesse primeiro dia já tivemos boas vendas, e estamos no aguardo dos turistas, que se encantam e consomem nosso artesanato.” Falou a artesã.
A iniciativa chega a reunir uma média de público para mais de 20 mil pessoas que buscam por produtos regionais, resultando na geração de emprego e renda para os artesãos e empreendedores do município.
Déborah Lopes, turista que está conhecendo a cidade de Parintins pela primeira vez, falou das maravilhas que é o artesanato do Amazonas.
“Estou muito encantada, com a diversidade cultural através do artesanato, e essa oportunidade de colocar os artesãos na praça da catedral, foi muito bem pensado, e aqui na tenda encontramos uma diversidade de produtos, muito boa a iniciativa.” Disse
FOTOS: Henrique Miranda/Setemp