Hemovigilância é abordada por profissionais de saúde durante encontro nesta sexta-feira
Visando tratar sobre estratégias de hemovigilância nas unidades de saúde no Amazonas, ocorreu, na sexta-feira (14/07), um encontro bimestral com profissionais de unidades de saúde de Manaus. A iniciativa é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
A programação é de responsabilidade da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), na FVS-RCP, e contou com a presença de 50 profissionais de saúde. O encontro teve como pauta os processos que englobam a segurança e os cuidados durante a transfusão de sangue, da captação do doador até o recebimento do sangue pelo paciente.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, os encontros periódicos fortalecem os núcleos de Segurança do Paciente e, consequentemente, a confiança e satisfação dos pacientes. “Ao implementar protocolos de segurança, promover a educação contínua dos profissionais de saúde e fomentar uma cultura de segurança, as unidades de saúde podem fornecer ambiente propício para o cuidado seguro e eficaz, além do bem-estar dos pacientes”, ressalta.
A enfermeira Yanna Freire, da Ceciss, na FVS-RCP, destaca que a hemovigilância exige que os protocolos sejam implantados.
“O processo possibilita estar vigilante em relação a eventos adversos que podem ocorrer com o paciente durante uma transfusão de sangue, as etapas de segurança até que esse sangue seja transferido no paciente, diante disso se estabelece vários protocolos e medidas de segurança para manter o procedimento seguro”, pontua.
Rômulo Freire, coordenador do Núcleo Segurança do Paciente da Maternidade Azilda Da Silva Marreiro, em Manaus, foi um dos profissionais que compartilharam as experiências vivenciadas na maternidade.
“Nessa troca de experiências, pude apresentar um pouco sobre como funciona nosso trabalho, como nós monitoramos as hemotransfusões, notificações sobre o nosso comitê de gestão. Temos uma boa estrutura para trabalhar dentro do ramo”, frisa Rômulo.
Chessman Silva, enfermeiro especialista em segurança do paciente na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), acompanha há dois anos as reuniões bimestrais da Ceciss. Ele destaca que, ao longo desse período, testemunhou grande evolução no processo de trabalho.
“Nesse período, conseguimos trazer pontos que seriam necessários e importantes nos processos de trabalho, de fiscalização da FVS-RCP e transformou isso num grande workshop. Percebi um aumento bem grande da participação dos núcleos de segurança da rede do estado e a gente hoje compartilha experiências, troca de expertise”, pontua Chessman.
Hemovigilância
A hemovigilância é o conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar informações sobre eventos ocorridos nas diferentes etapas a fim de prevenir o aparecimento ou recorrência, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do doador e do receptor.
Unidades participantes
A programação contou com a presença de representantes da Núcleo de Segurança do Paciente da Maternidade Ana Braga, Maternidade Azilda da Silva Marreiro, Maternidade Balbina Mestrinho, Maternidade Moura Tapajós, Maternidade Nazira Daou, Fundação Hospital Adriano Jorge, Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste, Hospital e Pronto Socorro da Crianca – Zona Leste, Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Hospital Universitário Francisca Mendes, Instituto de Saúde da Criança do Amazonas, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado, SPA José Lins, SPA São Raimundo, SPA e Policlínica Danilo Correa, Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul, Hospital Militar de Área de Manaus, Hospital Rio Negro, FHemoam, Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital Samel, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hospital e Maternidade Chapot Prevost, Check Up Hospital, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles e Hospital Adventista.
FOTO: Rogger Luke/FVS-RCP