Influencer é presa por suspeita de mandar matar advogado de ex em Manaus
De acordo com o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-AM, a mulher estava insatisfeita com o resultado de um processo e passou a ameaçar um advogado
A influencer Chrysline Paola Oliveira Gaia, de 32 anos, conhecida como Paola Gaia, foi presa na noite de quarta-feira (13), no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. Ela é acusada de planejar o assassinato de um advogado. A ação foi efetuada após a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) denunciar que o plano de assassinato estava em andamento.
De acordo com o advogado Alan Johnny Feitosa, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-AM, e representante da entidade no caso, as ameaças foram motivadas por vingança após um processo contra o ex-companheiro dela.
“A situação se configurou por conta de o advogado exercer o trabalho dele, em uma situação penal onde obteve êxito no âmbito da Lei Maria da Penha, inocentando o seu cliente, e ela ficou insatisfeita com o resultado. A partir disso, passou a planejar o assassinato dele. Ele recebeu ligações com ameaças de morte. Descobrimos que havia um prazo para que esse crime fosse executado e a OAB resguardou o advogado enquanto trabalhava com a polícia”, explicou Alan Johnny Feitosa.
Após a vítima relatar à OAB sobre as ameaças que sofreu de Paola, a entidade acionou a Polícia Civil (PC-AM) e em uma ação conjunta com a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), pediram pela prisão preventiva da influencer, como medida cautelar, que foi concedida pela Justiça.
“O pedido tem o objetivo de evitar que a acusada cometa novos crimes, prejudique o andamento do processo, fuja ou ameace testemunhas. Então, ela vai aguardar o julgamento presa. Ainda hoje vai ser encaminhada para uma unidade prisional”.
Ainda de acordo com o representante da OAB, Alan Johnny Feitosa, as investigações vão continuar para identificar as pessoas que iriam executar o crime.
Histórico criminal
A suspeita, que é influenciadora digital, possui 417 mil seguidores no perfil do Instagram e é responsável pela loja “Closet Paola Gaia” e “Bazar Paola Gaia”.
No dia 8 de junho de 2023, Paola Gaia foi presa suspeita de organizar um assalto a uma loja de roupas e acessórios localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus.
Ela foi apontada como mentora intelectual do assalto, que tinha como objetivo a execução da proprietária do estabelecimento.
Na época do crime, o titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Thomaz Vasconcelos, explicou que a blogueira recebeu ajuda da ex-funcionária Manuela Nayara Afonso Conde, que teria informado à influenciadora que a loja faria um bazar de itens de luxo. A partir daí, as duas teriam se oferecido para ajudar na organização do bazar e arquitetado o plano.
Em vídeos de câmeras de segurança é possível ver o momento em que dois deles, armados, rendem os funcionários e os colocam em uma sala separada, enquanto ameaçam a dona da loja. Um deles chega a dar uma rasteira e joga a moça no chão.
As investigações apontaram que no dia do assalto, Paola foi a responsável por abrir o portão para os homens executarem o plano.