Iniciantes e grandes mestres se enfrentam no campeonato internacional de xadrez
O evento chega na metade e já carrega legado de maior evento de xadrez da Região Norte
O evento esportivo Manaus Chess Open, que está sendo realizado no Novotel, no bairro Distrito Industrial, chega à metade de sua programação com o clima acirrado. Iniciantes e grandes mestres disputam a cada movimento das peças quem são os favoritos aos R$ 26 mil em prêmios, além de medalhas e troféus.
Seis Grandes Mestres participam do evento e impressionam jogadores de diferentes idades e nacionalidades. Um deles é Alejandro Hoffman, que é argentino e, atualmente, joga pelo Uruguai. Além de estar entusiasmado em jogar no meio da Amazônia, o atleta está encantado com os “pescados” amazonenses.
“Estou adorando o evento! É muito bom ver um evento de alto padrão, muito bem organizado, no meio da Amazônia. Confesso que estou encantado com a região e o que eu mais gostei é a culinária. Os peixes são deliciosos”, conta.
Embora tenha conquistado o título de Grande Mestre há 24 anos, Hoffman ressalta que torneios como o Manaus Chess Open ainda são desafiadores.
“Nunca é fácil uma partida. Apesar da experiência, cada campeonato pode ser surpreendente. A qualidade dos competidores está cada vez maior e isso dá um frio na barriga. É esse sentimento que me move a melhorar a minha técnica”.
Em busca da experiência
Gabriel Bento, de 14 anos, é um dos jogadores adolescentes que está aproveitando a oportunidade para conhecer, de perto, grandes nomes da modalidade, como o GM Sandro Mareco da Argentina.
“Estou muito animado de estar aqui. Esse é um evento em que posso ter contato com grandes mestres, como o Mareco. Eles são muito legais e gentis. Isso aproxima e faz com que a gente, que está iniciando no xadrez, a querer se dedicar cada vez mais à modalidade. Um dia eu também quero ser um Grande Mestre” revelou.
Favoritos
A essa altura do campeonato, alguns favoritos já estão surgindo. E, claro, que Sandro Mareco está na lista. Ele é um dos maiores jogadores da América Latina e faz parte dos 100 maiores jogadores do mundo. A competição promete ser ainda mais acirrada nesses últimos três dias de torneio no Novotel.
Com informações da assessoria