Iniciativas promovem a união por propósitos altruístas
O Dia Internacional do Voluntariado é uma data estabelecida em 5 de dezembro pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. Legítima ação sem expectativa de qualquer reconhecimento, o voluntariado une pessoas e promove propósitos.
A organização não-governamental Nova Acrópole é um exemplo de instituição movida pelo voluntariado no mundo. São mais de 48 mil voluntários em todos os continentes e no Brasil possui mais de 60 sedes totalmente desenvolvidas na cultura do voluntariado.
Em Manaus, voluntários atuam há 17 anos por meio de cursos, palestras gratuitas, oficinas e ações anuais junto à comunidade local, promovendo a filosofia como forma de vida, como busca ativa por um mundo melhor.
A Profa. Lúcia Helena Galvão, também voluntária da Nova Acrópole há 33 anos, explica que pela epistemologia, a palavra Voluntário vem de “Vontade”, aquele que age, diferente de apenas o que tem desejo (intenção de fazer algo). “Não é pensar como vou me destacar (sobre os demais) é pensar como podemos resolver juntos (fraternidade). O voluntário verdadeiro não pergunta como isso pode me servir e sim como posso servir. A natureza é o exemplo desta generosidade, não deseja, não manipula, apenas serve”, comenta.
O Voluntariado, com a Filosofia e a Cultura formam o tripé de todas as ações da Nova Acrópole. Todos os professores do curso de filosofia à maneira clássica, uma das atividades da instituição, são voluntários. Em todo o mundo, os participantes se envolvem também em ações humanitárias nas comunidades onde atuam.
Reconhecimento
Em Brasília, o Programa Criança para o Bem, um dos projetos coordenados pela Nova Acrópole, recebe neste mês de dezembro o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado pela Casa Civil da Presidência da República.
O programa comemora 15 anos prestando serviços socioeducativos no contra turno escolar, de forma planejada, sistemática e gratuita, a crianças e jovens de 6 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Atualmente 200 crianças são atendidas com oficinas socioeducativas nas áreas de Arte-Cultura (Música, Dança, Artesanato e Poesia), Esporte-Lazer e Apoio Pedagógico (incentivo à permanência escolar). O intuito é promover a realização plena de todos como indivíduos, integrados com a natureza e a sociedade, não como meros espectadores, mas como atores de um mundo a melhorar.
Com informações da assessoria