Joe Biden Visitará Manaus para Discutir Mudanças Climáticas e Proteção das Florestas
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá uma agenda oficial em Manaus, no próximo dia 17 de novembro, A informação foi divulgada pela secretária de Imprensa da Casa Branca, na noite desta quinta-feira (7),onde visitará a Floresta Amazônica e se reunirá com líderes locais, indígenas e outros envolvidos na preservação do ecossistema da região.
De acordo com o governo norte-americano, esta será a primeira visita oficial de um presidente dos EUA à Amazônia. Durante a visita a Manaus, Biden tem o objetivo de reforçar os compromissos dos Estados Unidos com a preservação ambiental e a proteção da maior floresta tropical do mundo, essencial para o equilíbrio climático global.
A visita de Biden ao Brasil ocorrerá logo antes da sua participação na Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Em conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Biden confirmou sua ida ao país e destacou os temas centrais de sua participação na cúpula.
Durante o encontro no Rio, o presidente dos EUA deverá se reunir com Lula para discutir questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores, ao crescimento econômico sustentável e à liderança global em questões como mudanças climáticas, combate à fome e à pobreza, além dos desafios econômicos enfrentados pelos países em desenvolvimento.
“Nosso objetivo é trabalhar em conjunto no enfrentamento de desafios globais compartilhados. A participação do presidente Biden no G20 destacará a importância de ações conjuntas em áreas como a segurança alimentar, saúde e a crise da dívida dos países em desenvolvimento”, afirmou Karine Jean-Pierre, em declaração à imprensa.
Um dos anúncios mais significativos de Biden durante a conversa com Lula foi a adesão dos Estados Unidos à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa liderada pelo Brasil na presidência rotativa do G20. Lançada oficialmente em julho deste ano, a aliança visa reunir recursos para combater a fome e a pobreza no mundo, dois dos maiores desafios globais.
Biden também cumprirá uma agenda no Peru, onde estará entre os dias 14 e 16 de novembro para participar da Cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) e se reunir com a presidente Dina Boluarte.
A visita do presidente norte-americano e sua participação no G20 reforçam a importância das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, com foco em questões ambientais e socioeconômicas que impactam o futuro global.