Manaus terá 41 ‘corujinhas’ funcionando até o fim deste ano, diz IMMU
Novos radares de velocidade deverão ser instalados em avenidas que registram maior número de acidente fatais
Até o fim de 2025, Manaus deverá contar com 41 radares de velocidade em funcionamento, conforme calcula o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A medida busca reduzir o número de acidentes de trânsito, especialmente os com vítimas fatais, nas vias com maior incidência de sinistros.
Atualmente, apenas sete equipamentos estão em funcionamento, localizados nas áreas da Avenida do Turismo e do Rodonel, onde os resultados já são visíveis. De acordo com o vice-presidente do IMMU, Edson Leda, desde o início da operação dos radares nesses locais, houve uma queda significativa nos acidentes fatais.
“Ano passado tivemos cerca de 17 sinistros com mortes nessa área. Este ano, até agora, tivemos apenas um. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Leda, em entrevista a uma TV, nesta segunda-feira (14/04).
A implantação dos novos radares, conhecidos popularmente como “corujinhas”, está sendo feita com base em estudos técnicos da equipe de engenharia de trânsito do IMMU. Esses estudos identificam os pontos mais críticos da cidade, com altos índices de acidentes, para definir os locais de instalação dos dispositivos de fiscalização eletrônica.
“Toda medida que implantamos tem como principal objetivo salvar vidas. Estamos focando na segurança, principalmente dos pedestres, e desfazendo a ideia equivocada de que isso é ‘indústria da multa”, destacou Leda.
Nos próximos três meses, está prevista a instalação de pelo menos 20 novos pontos de fiscalização. Os demais serão implantados gradativamente até o fim do ano.
Informações falsas
O IMMU alerta para informações falsas sobre o funcionamento de supostos novos radares. O instituto ressalta que, atualmente, somente sete realizam o monitoramento de velocidade. São eles:
01 – Avenida do Turismo – Ponta Negra – sentido Complexo Turístico Ponta Negra
02- Avenida do Turismo, oposto Condomínio Mediterrâneo I – Tarumã sentido Aeroporto Eduardo Gomes
03- Avenida do Turismo / Avenida Thales Loureiro – Ponta Negra sentido Complexo Turístico Ponta Negra
04- Avenida do Turismo, oposto ao Residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu Sentido Oeste
05 – Avenida do Turismo, em frente ao Condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste
06 – Avenida do Turismo, Escola Municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia – Tarumã sentido Norte
07 – Avenida do Turismo, oposto a empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste.