Matteus, do BBB 24, é denunciado ao MPF
Depois de o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, confirmar que a inscrição do ex-BBB 24 Mateus Amaral para o curso de Engenharia Agrícola “foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos”, ele foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF).
A denúncia contra o namorado de Isabelle Nogueira foi feita pelo ativista Antonio Isuperio.
Nas redes sociais, ele confirmou o pedido ao MPF. “Acabo de abrir a denúncia no Ministério Público Federal para que Matteus responda pelo crime de falsidade ideológica”, escreveu.
Em nota, a universidade explicou ainda “que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”.
Na quinta-feira, o nome Mateus ficou entre os termos mais comentados nas redes sociais após surgir a notícia de que ele teria se declarado negro para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal Farroupilha, em 2014.
Segundo a inscrição no instituto, que foi divulgada nas redes sociais, o ex-BBB se autodeclarou preto para estudar no campus de Alegrete, utilizando ações afirmativas destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas.
No entanto, quando estava no quinto semestre do curso, ele trancou a matrícula.
Leia mais em O Globo.