Ministro derruba decisão do TSE que cassou deputado bolsonarista
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira, 2, derrubar uma decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que havia cassado o deputado estadual bolsonarista Fernando Destito Francischini (União Brasil-PR).
Em outubro do ano passado, o TSE havia cassado o deputado por divulgar notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação.
O precedente do TSE foi um duro recado ao presidente Jair Bolsonaro, que tem reforçado a artilharia contra as urnas eletrônicas. Aliados de Bolsonaro temem que o precedente do TSE para cassar Francischini seja usado contra o chefe do Executivo nestas eleições.
Com a reviravolta no caso, a decisão de Kassio pode ser usada por Bolsonaro como vacina contra eventuais pedidos de cassação da chapa de Bolsonaro.
A decisão do ministro do STF, de 60 páginas, abre caminhos para Francischini reassumir o mandato e voltar a disputar as eleições deste ano.
Francischini foi cassado por atacar as urnas eletrônicas e o sistema eletrônico de votação durante uma live feita no dia das eleições de 2018.
Leia a matéria completa no O Globo.