DestaquesEntretenimento

Natura Kaiak convida artistas a produzirem música com notas que vibram na mesma frequência que as notas olfativas das fragrâncias

Com canção inédita criada por Russo Passapusso, com participação de Josyara, e produzida pelo BaianaSystem, Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros¹, apresenta nova campanha para o lançamento de Kaiak Sonar

E se os sons do mar virassem fragrâncias?”. Este é o conceito da nova campanha de Natura Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros¹, que estreia hoje, 23 de setembro, para apresentar o lançamento de Kaiak Sonar. Criada pela agência GALERIA.ag, a campanha destaca o lançamento da música “Espelho d’água”, produzida pelo BaianaSystem, composta por Russo Passapusso e com a participação da cantora Josyara. Natura convidou os artistas a criarem e produzirem a música utilizando notas que vibram na mesma frequência que as notas olfativas das fragrâncias de Kaiak Sonar. A campanha inclui um filme para TV aberta e fechada, peças em mídia OOH, robusta estratégia digital e com criadores de conteúdo nativos do TikTok.

Para desenvolver as fragrâncias de Kaiak Sonar, a Natura contou com uma tecnologia criada em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da marca, a Tecnologia VibraScent², como foi batizada, que possibilitou traduzir sons e cores do mar em moléculas olfativas. A Tecnologia VibraScent é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria Natura.

A inspiração para as novas fragrâncias no DNA olfativo do frescor da marca surge da conexão de Natura Kaiak com o universo aquático, incluindo o compromisso com a despoluição plástica dos oceanos, e a crença de que as águas têm o poder de promover bem-estar. A Natura contratou técnicos para captarem sons e imagens do oceano a bordo do veleiro da família Schurmann na expedição da Voz dos Oceanos, na época patrocinada pela Natura. O pareamento destas frequências sonoras e visuais, através da inédita Tecnologia VibraScent, permitiu que 100% dos ingredientes utilizados nas fragrâncias vibrassem na mesma frequência que sons e cores de elementos da natureza aquática, como ondas, vento nas velas, crustáceos no fundo do mar, pássaros, baleias, focas, sinos e muito mais. O resultado são fragrâncias sinestésicas, com cheiros que vibram na mesma frequência que sons e cores do mar.

O conteúdo captado durante a expedição foi compartilhado com o músico e cantor Russo Passapusso, e foi com as notas musicais que vibram na mesma frequência dos ingredientes de Kaiak Sonar que ele compôs “Espelho d’água”. Mais do que uma música inspirada em uma fragrância, uma música que a traduz em música.

Kaiak Sonar é uma fragrância que traduz sons e cores em moléculas olfativas, por meio da vibração. Essa tradução foi possível pela união da Tecnologia VibraScent² e nossa perfumista exclusiva, Verônica Kato, que resultou em duas novas fragrâncias e uma música capazes de transportar as pessoas a uma viagem sensorial do universo aquático”, comenta Tatiana Ponce, vice-presidente de Marca e Inovação da Natura.

“Trouxemos para a nossa campanha o Russo Passapusso, alguém que compreende a beleza por trás dessa inovação e conseguiu compor uma música que se comunica com as notas das fragrâncias e o ambiente aquático de Natura Kaiak”, complementa Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura no Brasil. “Para complementar a estratégia de lançamento, teremos um trabalho digital com criadores de conteúdo e ativações que convidam as pessoas a não só sentirem as fragrâncias, mas que amplificam a mensagem dessa inovação”, finaliza.

A tecnologia que possibilitou materializar as vibrações do mar, nos inspirou a criar uma música que, pela primeira vez, traduzisse literalmente a vibração de uma fragrância. E se existe uma banda que entende de vibração, essa banda é o BaianaSystem, que tem as experimentações tecnológicas e a conexão com o mar na sua essência”, conta Denise Gallo, Diretora Executiva de Criação da agência GALERIA.ag. “O processo de criação foi super rico e estamos orgulhosos do resultado: uma obra musical que ficará para sempre”, complementa.

A parceria com Russo Passapusso traduz a inovação deste lançamento por uma lente mais fresca e pop, potencializando a marca no cenário cultural e reforçando sua brasilidade, identidade e força, posicionando Kaiak Sonar como um produto único no mercado. A união marcada pela campanha, ainda conecta a Natura com o público de uma maneira autêntica, relevante e inovadora, sendo a primeira música baseada em notas olfativas de fragrâncias.

Essa é uma música cheia de imagens e lembranças, do meu encontro com Josyara à troca com os pesquisadores das fragrâncias, o que deu base para a equipe do BaianaSystem. Assim nasceu a música ‘Espelho d’água’, dos reflexos e deflexões do nosso amor a todas as manifestações que o mar nos traz e nos faz sentir”, completa Russo Passapusso, músico, compositor e vocalista do BaianaSystem.

Embalado pela música “Espelho d’água”, o filme da campanha, com 30” produzido por Stink e Mr. Pink, mostra Russo Passapusso, que também atuou na cocriação do conteúdo, e a cantora Josyara interpretando a canção em um palco espelhado no formato da logomarca da Natura, em cima das ondas do mar. Nas cenas há fusões entre os artistas com a água para destacar a sintonia entre os elementos. Assista o filme completo aqui.

A campanha ainda contempla um conteúdo nativo do TikTok, que revela detalhes da concepção da fragrância, o uso da tecnologia e a produção da música. Por meio do formato “Você Decide”, o público pode escolher dentro de uma mesma postagem qual narrativa quer conferir.

Letra “Espelho d’água”

Dançou, dançou (Serei segredo)

Se balançou (Espelho D’água)

Corpo de mola (Lençol de areia)

Com a perna bamba (Cantando pro mar)

Quando eu marquei o meu calendário em fevereiro

Sou foragido da corda de caranguejo

Quero apresentar pra tsunami Iemanjá (pra tsunami Iemanjá)

Quero apresentar pra tsunami Iemanjá (pra tsunami Iemanjá)

Quero apresentar pra tsunami Iemanjá

(quero, quero)

Quero ter teu cheiro

Ter o teu aroma

Ter o teu paladar

Teu preceito

Serei segredo

Espelho d’água

Lençol de areia

Cantando pro mar

No mar

Tô na malemolência

Como um barco que balança

Tô na malemolência

Como um barco que balança

Nessa miragem não existe coincidência

Tô na malemolência

Como um barco que balança

Indolor!

Indolor?

Indolor!

Indolor?

Em caso de dor eu danço

(Dance, dance, dance, dance, dance, dance, dance)

Quero ter teu cheiro

Ter o teu aroma

Ter o teu paladar

Teu preceito

Serei segredo

Espelho d’água

Lençol de areia

Cantando pro mar

No mar

(Dance, dance, dance)

Cantando pro mar

No mar

(Dance, dance, dance)

Cantando pro mar

No mar

(Dance, dance, dance)

Cantando pro mar

No mar

(Dance)

No Mar

(Dance)

Cantando pro mar

No mar

(Dance, dance, dance, dance)

A tecnologia VibraScent e a criação da fragrância Kaiak Sonar

De acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura, a inovação das fragrâncias relaciona a frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na mesma frequência que sons e cores do mar. Desenvolvida com base em um estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, a Tecnologia VibraScent² parte da premissa de que tudo no mundo é feito de átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de sentidos diferentes (visão, audição e olfato).

Com patente requerida no Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, Estados Unidos, União Europeia e Canadá, a Tecnologia VibraScent², exclusiva da Natura e inédita no mundo da perfumaria, foi utilizada no mais novo lançamento de Kaiak. A materialização da inovação em dois perfumes de Kaiak Sonar, feminino e masculino, foi feita pela medição das frequências vibracionais das moléculas olfativas usadas em perfumaria, por meio de espectroscopia de infravermelho, e pela captação de sons e imagens do oceano em uma expedição marítima na forma de frequências vibracionais, seguido do pareamento destas frequências.

¹ – Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | T. Canais entre Categorias de Beleza | Total Brasil l Categoria: Perfumaria l Ano Móvel Junho 2024.

² – Patente requerida em: Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, EUA, União Europeia, Canadá.

FICHA TÉCNICA

Data de produção: agosto 2024

Cliente: Natura Cosméticos S.A.

Produto: Natura – Kaiak Sonar

Título: Kaiak Sonar

Agência: GALERIA.ag

CCO: Rafael Urenha

Direção Executiva de Criação: Denise Gallo

Direção de Criação: Melissa Pottker e Cris Albano

ACD: Isabella Paulleli

Criação: Danielle Bontempo, Leonardo Rocha, Mauro Perez e Jonathan Felipe

Conteúdo: Thaís Lapastini e Ana Kabbach

Atendimento: Ana Coutinho, Fernanda Recupero, Vivian Cecchi, Jéssica Lima, Gabriela Oyas, Nairobi Ayobami. Gabriela Mendonça e Jaqueline Martins

Aprovação Cliente: João Paulo Ferreira, Tatiana Ponce, Claudia Pinheiro, Carolina Secchin, Samantha Salles, Renato Winnig, Aline Verissimo, Maisa Delgado, Nathalia Martinez, Lana Ohtani e Matheus Monteiro

Projetos: Marione Oliveira e Beatriz Pelogia

Estratégia: Carol Mello, Thayssa Szymanskyj, Livia Gatti, Rachel Lage, Victória Bicudo, Jacqueline Menassa e Barbara Pinheiro

Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci. Alexandre Ruiz. Gabriel Cardomingo, Juliana Alcântara, Matheus Andriolli, Camilla Turine e Aline Homero

Data & Insights (B.I.): Lucas Prando, Paulo LLaque e Mateus Reis

PR & Reputation: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil

Influência & Social: Karen Bartels, Daniela Cualhete, Fernanda Lima, Natalia Lessa, Angel Novaes, Ana Kabbach e Thais Lapastini

Produção Integrada: Ducha Lopes, Andrea Garcia, Pedro Andrade, Regina Shnaider, Ana Ananias e Renata Silva

Produtora: Stink Films

Direção: BRENDO

Diretor de Fotografia: Adriano Gonfiantini

1° Assistente de Direção: Daniel Reigada

2° Assistente de Direção: Subúrbia

Direção de Produção: Marcos Teshima

Ass. Produtor: Gabriela Iglesias, Ingrid Vaqueiro e Larissa Weichsler

Figurino: Sam Tavares

Make & Hair: Pamela Franco

Managing Director: Alonso Sperb

Produção Executiva: Julia Menescal, Nathan Marino e Marcela Amstalden

Assistente de Produção Executiva: Giovanna Sales

Head de Produção: Paula Macedo e Rafael Rocha

Assistentes de Coordenação: Amanda Grell e Melina Matuoca

Assistente Geral: Francisca Medeiros

Diretor Financeiro: Alessandra Stefanoni

Analista Financeiro: Flávia Galhardo

Montador: Jon Kadocsa

2° Montador (Agência): Vini

Assistente de montagem: Camila Ribeiro

Imagens I.A.: Adriano Gonfiantini

Pós-Produtora: Warriors VFX

Correção de Cor: Marla Colour Grading

Finalizadores: Cris Caffaro | Driano Torres

Coordenador de Pós Produção: Bruno Melo

Executiva de Pós Produção: Lívia Piassa

Assistente de Pós Produção: Max Delfino
Composição do céu: Ailton Piui

Pack Shot: Wilson Fernandes e Celso Jr.

Finalizador Stink: Rafael Supliano

Produtora Áudio: Mr. Pink Music

Produção: Henrique Racz
Produção executiva: Chica Mauger e Renata Costa
Coordenação: Ligia Menegon e Malu Leite

Finalização e mix: Edilson Martins e Beto Freitas

Jurídico: Rosimeire Brito e Isabella Versannio

Música

Espelho D’Água (Russo Passapusso / SekoBass)

Voz: Russo Passapusso

Voz e Violão: Josyara

Arranjos de Sopro, Cello e Piano: Maestro Ubirantan Marques

Guitarra Baiana: Roberto Barreto 

Guitarra: Junix

Sopros: Nilton Azevedo

Violoncello: Janice Brandão

Coro: Angela Lopo, Gab Ferruz e Tamara Pessoa

Percussão: Icaro Sá

Capa e artes: Ricardo Magrão

Lyric Video: Felipe Macedo

Equipe Máquina de Louco

Direção Musical: Russo Passapusso

Produção Musical: SekoBass

Mix e Master: Buguinha Dub

Direção de Arte: Filipe Cartaxo

A&R: Lohana Schalken

Produção Artística: Carina Palmeira

Administrativo: Claudia Lima

Financeiro: Adriana Lima

Label: Armando Alexandre

Assistant Equipe Russo Passapusso

Gerenciamento artístico: Lohana Schalken

Produção: Gabriel Guimarães

Digital: Amanda Figueiredo/BRIO

Assessoria de Imprensa: Marina Santa Clara

Equipe Josyara

Produção executiva/Manager: Silvana Ramalhete

Produção: Alexandra Thomaz

Gravadora: Deck

Assessoria de imprensa: Piky Candeias Comunicação

Sobre a Natura  

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre GALERIA.ag

A GALERIA.ag é uma agência independente que une sensibilidade cultural, domínio de tecnologia e inteligência de dados para transformar negócios através da criatividade. Nascida com a missão de simplificar o ecossistema de comunicação dos anunciantes, oferecendo soluções integradas end-to-end combinadas ao uso de dados-tecnologia-criatividade e uma visão estratégica agnóstica, a GALERIA.ag se tornou rapidamente uma das maiores agências do Brasil.

Redes Sociais oficiais: LinkedIn e Instagram. 

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *