No fronteira do Amazonas, PF combate laboratórios de drogas
A Polícia Federal informou que, em ação integrada com a Polícia Nacional do Peru, iniciou no último dia 2/10, a Operação Amazônia para localizar, identificar e capturar os líderes e membros de organizações criminosas ligadas ao tráfico de entorpecentes que atuam na tríplice fronteira. De acordo com a PF, até o momento foram inutilizados dois laboratórios de produção de cocaína, apreendidos 680 kg de pasta-base de cocaína e a neutralização da fabricação de 1.5 toneladas de entorpecentes.
Segundo a PF, a operação visa a apreensão de drogas, apreensão ou confisco de insumos químicos e produtos controlados, localização e destruição de laboratórios de produção de cocaína e maconha, bem como apreensão de armas, equipamentos de comunicação, dinheiro e outros objetos vinculados às atividades criminosas.
“A operação mobiliza 60 policiais federais e 40 policiais da DIRANDO-PERU, que de forma coordenada e simultânea realizaram trabalho de inteligência, prevenção, segurança, intervenção, prisão (por ordem judicial ou em caso de flagrante delito) e logística. A operação integrada entre as polícias brasileira e peruana é permanente, sem prazo determinado para a conclusão da operação”, diz em nota.