AmazonasDestaquesEsportes

Onça campeã! Amazonas vence o Nacional e conquista título do Barezão 2025

Onça-pintada levou a melhor no duelo de felinos e adicionou o segundo título amazonense à sua galeria

O Campeonato Amazonense 2025 é do Amazonas! A Onça-pintada superou o Nacional por 2 a 1 na noite desta terça-feira (1º/4), na Arena da Amazônia, e garantiu o troféu do Barezão da atual temporada. Rodrigo Varanda e Diego Zabala foram os autores dos gols que asseguraram o segundo título estadual da equipe aurinegra. Vinicius Balotelli marcou para o Leão.

O jogo

Desde o apito inicial, o Amazonas dominou o território e controlou a posse de bola, conseguindo abrir o placar logo aos 11 minutos. Vitão recebeu um lançamento pelo meio, protegeu a bola e rolou para Rodrigo Varanda, que driblou a marcação, invadiu a área e bateu cruzado de perna esquerda, vencendo o goleiro adversário.

O Nacional sentiu o gol e, a partir daí, começou a se lançar ao ataque com mais perigo. Aos 17 minutos, Lucas Oliveira recebeu pela esquerda, ajeitou e finalizou em direção ao gol, mas Renan fez a defesa. Pouco depois, aos 22, Caio Callyman cruzou da direita e Vinicius Balotelli, posicionado dentro da área, testou firme, mas a bola passou rente à trave.

A pressão azulina deu resultado aos 35 minutos. Caio recebeu mais uma vez pela direita e fez um cruzamento preciso para Balotelli, que mergulhou e cabeceou no canto, deixando tudo igual na Arena da Amazônia. O Amazonas não demorou para reagir e, aos 39, quase voltou à frente do placar com Rafael Tavares, que aproveitou uma jogada de Varanda e finalizou de dentro da área. No entanto, David Becker fez uma grande defesa e evitou o segundo gol aurinegro.

Na volta do intervalo, o ritmo ofensivo caiu, e o jogo ficou truncado, com poucas oportunidades claras de gol, mesmo com as substituições promovidas pelos técnicos ao longo da etapa complementar.

Quando tudo indicava que a decisão seria nos pênaltis, a Onça-pintada encontrou o gol que sacramentaria a conquista. Aos 45 minutos, Alyson cruzou da esquerda, Luan não conseguiu finalizar, e a bola sobrou para Diego Zabala, que bateu de primeira. Becker fez a defesa quase em cima da linha, mas no rebote, o uruguaio não desperdiçou e empurrou para as redes, garantindo o título para o Amazonas.

Caboco do Jogo

Ao final do duelo, o lateral Caio Callyman, do Nacional, foi eleito o Caboco do Jogo, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.

Próximas partidas

O Nacional retorna a campo somente na temporada de 2026, quando terá um calendário com Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Brasileirão. Já o Amazonas foca na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro, que acontece nesta sexta-feira (4/4), às 18h (horário de Manaus), no estádio Serrinha, contra o Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *