Padrasto’ de 17 anos est*prava enteados, incluindo de um bebê de 3 anos, um deles contraiu HIV e IST
Um adolescente de 17 anos foi apreendido, na manhã desta sexta-feira (21/02), pelos crimes de estupro de vulnerável, exploração sexual, produção e venda de conteúdo pornográfico. As vítimas são uma criança de 3 anos e dois adolescentes, de 12 e 14 anos, filhos de sua companheira, uma mulher de 31 anos. A apreensão ocorreu no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus.
De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), os crimes foram descobertos após a polícia receber imagens da bebê de 3 anos sendo abusada, ainda em dezembro de 2024.
“Como as imagens não escondiam os rostos do autor e nem da vítima, iniciamos as investigações. Posteriormente, identificamos o suspeito sendo um adolescente de 17 anos, que convivia maritalmente com uma mulher de 31 anos. Essa mulher inclusive tinha outros filhos além desse bebê que foi abusado em vídeo”, contou a delegada.
Durante as investigações, a polícia descobriu que o adolescente também teria cometido estupro de vulnerável contra a menina de 12 anos, filha da companheira, e explorado sexualmente um adolescente de 14 anos, também filho da mulher.
Abuso de drogas
A delegada informou que a mulher e o adolescente de 17 anos são usuários de drogas e que a mãe tinha conhecimento dos crimes contra os filhos e permitia que eles acontecessem.
“Ela facilitava o acesso do adolescente às vítimas, suas próprias filhas. Os dois também teriam viciado o menor de 14 anos em drogas para que ele aceitasse ser explorado sexualmente. O adolescente contraiu HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis e, por conta disso, o quadro de saúde dele é bem deliciado”, relatou Joyce Coelho.
Vendas dos vídeos na internet
A delegada revelou que os vídeos da exploração sexual da criança eram o meio de sustento da mãe e do adolescente. Eles que gravavam e vendiam as imagens em plataformas online.
“Infelizmente temos esse mercado sujo, que acaba influenciando essas práticas criminosas. Reforçamos que esse crime é hediondo e ainda que seja cometido por um menor de idade, não ficará impune. Ele precisa e vai pagar pelos seus atos. Da mesma forma que um adulto faz uma vítima criança, o adolescente também faz”, ressaltou a delegada.
Prisão e apreensão
A delegada explicou que foi solicitado um mandado de busca e apreensão contra o adolescente, mas ele estava sempre fugindo e se escondendo. Ele já tinha uma passagem pela polícia por um crime análogo ao roubo.
A apreensão dele ocorreu após a polícia receber informações de que ele estava escondido na Invasão Celebridade, no bairro Colônia Terra Nova.
“Mesmo enquanto estava em outro esconderijo, ele continuava ‘agenciando’ o outro adolescente de 14 anos. Conseguimos então prender o autor e para a nossa surpresa ele estava juntamente com a mãe das vítimas”, disse a delegada.
Em depoimento, o adolescente se manteve em silêncio, enquanto a mãe das crianças negou participação nos crimes em um primeiro momento.
As investigações continuam para apurar todos os detalhes do caso.
Polícia vai ouvir as vítimas
O adolescente de 14 anos foi resgatado e será encaminhado para atendimento psicossocial e médico. A bebê de 3 anos foi entregue a outros familiares e está em segurança. A filha da mulher, de 12 anos, que fugiu para Iranduba para escapar dos abusos, também será ouvida pela polícia e receberá atendimento psicossocial.
“A menina de 12 anos e o adolescente de 14 serão ouvidos em escuta especial. Todos já foram acolhidos e estão sendo assistidos por profissionais”, informou.
Por fim, a delegada pediu o apoio da população para denunciar crimes dessa natureza. “Precisamos ficar atentos e denunciar qualquer suspeita. Não podemos deixar nossas crianças à mercê de violência tão cruel”, concluiu Joyce Coelho.