Papa nomeia Padre Zenildo Lima como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus
O Papa Francisco nomeou o Padre Zenildo Lima como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, nesta quarta-feira (27). A decisão do Papa acolhe uma solicitação do arcebispo de Manaus e Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Ulrich Cardeal Steiner, de poder contar com a colaboração de um auxiliar. As informações são do G1.
O presbítero é reitor do Seminário Arquidiocesano São José e um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).
A diretoria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumprimentou o novo Bispo Auxiliar pela nomeação. “Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Manaus. E partilhamos o júbilo com o cardeal, Dom Leonardo Steiner, que agora poderá contar com sua colaboração de uma nova forma, auxiliando-o no pastoreio dessa Igreja particular tão importante no Brasil”, destacou.
Nascido em 14 de outubro de 1968, em Manaus, Zenildo é o sexto filho de uma família de dez irmãos e ingressou no seminário em 18 de fevereiro de 1989.
Cursou Filosofia e Teologia no então Centro de Estudos do Comportamento Humano (Ceneschi), em Manaus, de 1989 a 1995. Foi ordenado diácono em 19 de março de 1996. A ordenação presbiteral ocorreu em 4 de agosto do mesmo ano.
Padre Zenildo é mestre em Teologia, com especialização em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998-2000). Sua dissertação tratou sobre a “Dimensão Eclesial do Ministério Presbiteral”. O mestrado foi reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
As informações são do G1.