PC deflagra operação em combate à violência contra pessoa idosa
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), deflagrou, ao longo de terça, quarta e quinta-feira (17, 18 e 19/05), Operação Levítico, que resultou nas prisões, em flagrante, de uma mulher de 49 anos e um homem de 58, pelos crimes de negligência, exposição ao perigo da integridade física e psíquica e apropriação de bens da pessoa idosa, praticados contra uma senhora de 72 anos.
No decorrer da operação, também foram apuradas mais de 120 denúncias recebidas pelo 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Durante coletiva de imprensa realizada na sede da DECCI, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, a delegada Andréa Nascimento, titular da unidade especializada, contou que a prisão ocorreu na terça-feira (17/05), por volta das 10h30, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. “Eles são sobrinha e irmão da vítima. As diligências iniciaram após recebimento de uma denúncia anônima, relatando a situação na qual a vítima vivia. Ao chegar à residência da idosa, nós a encontramos em total estado de vulnerabilidade, em condições desumanas. O local evidenciava a falta de assistência e cuidados mínimos necessários. Constatamos o crime e prendemos os autores em flagrante”, relatou a delegada.